sexta-feira, 28 de novembro de 2008


28/11/2008 - Jaime Cimenti

Sobre as origens do tempo, a essência do universo e o sentido da vida

O alentado romance A fórmula de Deus, do grande jornalista e escritor moçambicano José Rodrigues dos Santos, foi definido pelo Diário de Notícias de Portugal como "Um big bang literário". Quem ler a narrativa de 558 páginas vai ver que o jornal não exagerou.

O romance marca a volta do historiador-detetive Tomás Noronha, do romance O Códex 632, obra de sucesso de José Rodrigues dos Santos, que é também autor de A filha do capitão, A ilha das trevas e O sétimo selo. Os livros do autor foram publicados em vários países da Europa e A fórmula de Deus foi best seller em Portugal.

Dos Santos é um dos jornalistas mais importantes da atualidade, já recebeu muitos prêmios e, no momento, é âncora da RTP, a televisão pública de Portugal. Em síntese, o romance parte de uma questão essencial: será que Einstein teria descoberto a prova científica da existência de Deus?

Tudo começa com Tomás Noronha sendo abordado por uma sedutora iraniana, Ariana Pakravan, que traz a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com título e poema enigmáticos: Die Gottesformel, Terra it fin, De terrors tight, Sabbath fore, Christ nite.

O poema é um código-chave para decifrar um estudo não publicado de Albert Einstein, que, teoricamente, teria sido encomendado ao cientista pelo então primeiro-ministro israelense David Ben Gurion.

A iraniana faz uma proposta, que Tomás aceita, e passa a trabalhar para quebrar o código.

O historiador-detetive é lançado numa estranha aventura que o coloca na rota da crise nuclear com o Irã e da mais importante descoberta efetuada por Albert Einstein, um achado que nos leva a penetrar no maior mistério da História: a prova científica da existência de Deus.

A narrativa toma por fundamentos as mais avançadas descobertas da ciência nos campos da Física, da Cosmologia e da Matemática e nos transporta numa empolgante e primordial viagem até as origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida. O inteligente thriller mescla bem ciência, História, CIA, governo iraniano e até um monge tibetano.

Os leitores estão, pois, convidados a tentar saber se Einstein teria descoberto a prova científica da existência de Deus, através da leitura de um romance pleno de idéias, mistérios, ação e suspense.

José Rodrigues dos Santos, doutor em Ciência da Comunicação e professor da Universidade Nova de Lisboa, ganhador de três prêmios da CNN, não por acaso marca presença no cenário literário internacional. 558 páginas, Editora Record, telefone 21-2585-2000.

Nenhum comentário: