terça-feira, 4 de dezembro de 2007



Lula adorou

Tereza Cruvinel - Ilimar Franco - Interino - O Globo
4/12/2007


O presidente Lula e a diplomacia brasileira vibraram com a derrota do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no referendo. A avaliação do governo é que Chávez baixará a crista e economizará a verve.

Esperam vê-lo mais humilde no encontro do Mercosul, em Montevidéu, dia 18 de dezembro. Dizem que a derrota facilita a aprovação, no Congresso, do ingresso da Venezuela no Mercosul.

Lula pode negociar com as Farc

Com o desacerto entre os presidentes Álvaro Uribe e Hugo Chávez, o presidente Lula deve ser chamado para negociar com os guerrilheiros das Farc.

Essa é a vontade de políticos de vários partidos colombianos. No dia 29 de novembro, quando voltava do México, o ministro Celso Amorim fez uma parada técnica em Bogotá e, no aeroporto, reuniu-se com o chanceler Fernando Araújo Perdomo.


Na posse de Cristina Kirchner, dia 10 de dezembro, em Buenos Aires, está marcado um encontro bilateral entre Lula e Uribe. O governo brasileiro, desde que aceito pelo governo da Colômbia e pelas Farc, aceita intermediar um acordo.

A Câmara tem que ajudar o Senado. Eles pediram para não mandar nada para lá antes de votar a CPMF" - Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

À ESPERA DA RENÚNCIA. A candidatura do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) para a presidência do Senado continua avançando.

Com a ajuda do primo, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, ele quebrou as resistências no Planalto. Mesmo assim, Garibaldi está inquieto, pois não consegue decifrar as pretensões de José Sarney (PMDB-AP). A eleição do sucessor de Renan Calheiros (PMDB-AL) será depois da votação da CPMF.

Articulação

No encontro da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), no fim de semana, Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Lessa (PSB) acertaram conversas para construir uma candidatura única de esquerda para a prefeitura do Rio de Janeiro.

TCU multa Norma Bengell

O TCU condenou a atriz e cineasta Norma Bengell e sua produtora, a NB Produções, a pagar R$3,4 milhões por não prestar contas de R$850 mil captados pela Lei Rouanet para o filme "Norma". A decisão, tomada em julho, consta do relatório de atividades do tribunal referente ao terceiro trimestre deste ano. Os auditores do TCU já tinham detectado antes que a atriz fez uso irregular de recursos captados para "O Guarani".

Linha direta ligando os EUA ao Nordeste

Autoridades brasileiras e americanas podem bater o martelo amanhã. A expectativa da ministra do Turismo, Marta Suplicy, é que seja firmado acordo bilateral autorizando as empresas aéreas americanas a voarem direto ara a Região Nordeste.

A Delta e a American Airlines têm interesse em criar linhas para Salvador e Recife. Hoje, cerca de 900 mil americanos visitam o Brasil a cada ano. Isso representa apenas 1,6% dos americanos que fazem turismo internacional.

A ABIN vai mudar seu símbolo. A Agência Brasileira de Inteligência chegou à conclusão de que não pega bem ficar associada a uma ave predadora como o "carcará".

O PRESIDENTE licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fará um discurso conciliador hoje, na sessão em que será votado o pedido de cassação contra ele.

O único alvo de Renan será o usineiro João Lyra, que o acusa de ter comprado, por meio de laranjas, rádios e um jornal com dinheiro de origem desconhecida. O objetivo é atribuir à acusação um caráter de disputa regional.

UMA PESQUISA encomendada por aliados de Renan aponta que sua rejeição dobrou no estado, de 8% para 15%, após a crise por que passou neste ano.

Arrocho

O ministro José Múcio colocou o governador Ivo Cassol (RO) e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na parada. Os três foram para cima do senador Expedito Junior (PR-RO), que reluta em votar pela prorrogação da CPMF.

Nenhum comentário: