segunda-feira, 17 de dezembro de 2007



ATRAÇÃO PELO BREGA

Já ouviram falar na lei da atração? Eu, por exemplo, sou atraído pelo brega. Nunca resisto ao pior da cultura da mídia. Sempre que leio coisas muito sofisticadas, como os livros de Michel Houellebecq, preciso me aliviar com algo terrivelmente cafona e vazio.

Resolvi ler 'O Segredo por Ana Maria Braga' (Editora Nova Fronteira), que vem acompanhado por um CD ainda mais brega com o 'passo a passo da lei da atração'.

Depois da leitura, estupidamente destituída de qualquer traço de vida inteligente, fica-se com uma espécie de ressaca moral. Algo como o efeito de ter bebido muito, mentido demais e levado 12 prostitutas para um quarto de hotel.

Ana Maria Braga é a prova de que a televisão não suporta doses muito grandes de inteligência. O seu livro, na verdade, é uma capa para o CD. Tem uma dezena de frases sobre pensamento positivo. Cita Einstein e Buda sem qualquer contexto, o que faz das frases deles meras coleções de almanaque.

Quem publica um livro desses deveria ser processado por promover a mediocridade generalizada e, talvez, provocar danos irreparáveis no cérebro dos leitores. A editora tem atenuante: a televisão chegou primeiro e é a principal responsável por esse desastre ecológico. Tanto papel desperdiçado.

É por isso que sou a favor do virtual. Acorda, menina, pára de enrolar com tanto besteirol só para ganhar um pouco mais de dinheiro e de fama. Isso tudo não passa de lero-lero.

Ana Maria Braga ensina coisas inimagináveis: 'Não pense naquilo que você não quer'. É uma das frases mais desconcertantes que já li em minha vida de muitas leituras. Tem muita gente que segue à risca esse conselho profundo e nunca pensa nas suas dívidas, visto que não quer ou não pode pagá-las.

Outros, como Renan Calheiros, nunca pensam que a Justiça os pegará um dia. Está dando certo até agora. Segundo a pensadora global, 'pela lei da atração, o ‘não’ atrai exatamente a mesma força, trazendo a negação'. A vida para ela é como aquele antigo programa de rádio: não diga não.

Como é que deixam uma mulher dessas solta? Ela é um perigo para a saúde mental da população. A lei da atração possui várias etapas: saber pedir, acreditar no pedido e apostar que acreditando se recebe. A realidade está aí para amparar Ana Maria nas suas intuições. Basta pedir e crer que tudo dá certo.

Ana Maria é fogo brando. Dá receitas e mostra o caminho. Garante que a física e a matemática ensinam os princípios da lei da atração. Gostei muito do lado leninista da autora: 'Temos que ser um agente de propagação da energia positiva, cultivando e multiplicando essa energia'.

Tomara que o governo federal, integrado por tantos militantes do positivismo de esquerda, siga essa recomendação tão sensata. Ao menos, não teríamos apagão nos próximos anos. Viva o plágio! A parte da obra que mais me encantou diz respeito a Descartes.

Ana Maria retoma o 'penso, logo existo' para uma leitura nada ortodoxa de uma linha. Eu sempre achei que ela era a própria negação desse princípio cartesiano, a prova de que se pode existir sem pensar. Enfim, no Brasil, tudo se copia com fins comerciais explícitos!

Se Ana Maria Braga tivesse confiado a redação do seu livro ao Louro José teria saído muito melhor. Quem mandou alijar o seu principal inspirador filosófico das glórias da literatura nacional! Viva o brega. Viva a Braga!

Ótima segunda-feira e uma excelente semana para todos nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

a unica coisa boa no blog, é a música que toca ao fundo, qto as suas sandíces, sem comentários

vou te dar um exemplo do que acontece com a palavra NAO para o cerébro

se alguém lhe disser nao pense no vermelho, qual é a primeira coisa que lhe vem a mente, a cor vermelha...pq o cerebro nao entende o nao,ele funciona a partir de frases positivas

se alguem quer emagrecer, tem que pensar quero emagrecer, ao invés de nao quero se gorda

qtas pessoas disseram; nao quero ser igual a fulano, passa um tempo age exatamente igual

o pensamento tem o poder direcionar as celulas do corpo, haja vista pessoas pessimistas , as coisas só dão errado, pq os otimistas vivem melhor e mais tempo

Mencionar outros autores no livro no plagio, aquilo foi para exemplicar que a tal lei da atraçao já existe há mto tempo,e que grandes pensadores já haviam divulgado
Isso chama-se coletânia de frases e nao plagio
Plagio é qdo alguem tentar passar por autor de algo que outro fez, copiando
A Ana Maria conta em seu livro como ela própria usou a lei da atraçao para superar o cancer, isso foi uma vivência dela, ela nao copiou de ninguem
Ela conta qual foi a forma dela pensar durante todo o processo do tratamento, que haja vista deu certo, pois tem gente que mesmo com toda quimioterapia, morre por nao ter a força da fé como aliada, já pensou enfrentar um tratamento desses,nao acreditando que possa ter alguma chance de cura, deve ser horrivel
Eu sai de uma depressao ouvindo e vendo o exemplo da Ana Maria, para mim ela foi um grande incentivo,e para muitas outras pessoas