quarta-feira, 19 de dezembro de 2007



19 de dezembro de 2007
N° 15453 - Paulo Sant'ana


Curiosidades animais

Fiquei sabendo ontem, por publicação científica prestigiada e confiável, que o orgasmo do porco-macho - não o da porca - dura exatamente 15 minutos.

Sensacional. Se o homem tivesse um orgasmo durando 15 minutos, seria o senhor da Terra. O meu, se eu porventura o tivesse, só um que fosse, nos últimos 10 anos, com o azar que ando, duraria menos de um segundo. Uma cosquinha.

Mas uma coisa me intriga profundamente: como é que os cientistas conseguem cronometrar o orgasmo do porco!

Fiquei também sabendo, pela mesma publicação científica - interessam-me sobremaneira as naturezas dos animais - que o andorinhão-preto é uma ave que pode ficar sem pousar na Terra, portanto voando apenas, durante três anos.

Três anos sem pousar pode ficar voando o andorinhão-preto, isso é fantástico.

Ele faz sexo no ar, voando, incrível. Ele só pousa quando tem de pôr e chocar seus ovos. É o animal mais planador do planeta.

Não sei como, mas ele se alimenta voando. Deve dar o bote, em pleno vôo, sobre os peixes, sem amerrissar.

Mas a mais impressionante marca da curiosidade animal é referente à cifra de peso da baleia-azul, o animal mais pesado entre todos os existentes: 74 toneladas.

E este dado é estupefaciente: pela artéria da baleia-azul, isto é, num vaso sangüíneo da baleia-azul há espaço para passar um homem.

Outra curiosidade que me deixou perplexo: uma formiga, apenas para buscar alimento vegetal ou animal para seu formigueiro, caminha por dia 50 quilômetros. É de matar.

E uma abelha, para produzir meio quilo de mel, voa o equivalente à distância de duas voltas em torno da Terra.

O que quer dizer que os insetos são as criaturas que mais trabalham no Universo.

E isso que não são contemplados por nenhuma Consolidação das Leis Trabalhistas.

Sou aficionado do mundo animal. Mas nunca entendi, no caso das abelhas e das formigas, sobre quem delas fiscaliza o expediente de trabalho nos formigueiros e colmeias.

Pois diante de trabalho tão exaustivo hão de algumas formigas e abelhas fugirem a seus deveres e saírem a vagabundear pelos matos.

Quem controla a intensidade, a qualidade e a quantidade do trabalho das formigas e das abelhas? Será que há cartões-ponto nas saídas das colmeias e dos formigueiros?

Nem Maurice Maeterlinck, no seu célebre livro A Vida das Abelhas conseguiu me explicar isso.

E descobri ontem por que o pica-pau não quebra o bico ao picar tanto pau: na raiz do seu bico, dentro da cabeça, existe um amortecedor constituído de resistentes cartilagens.

E a barata, se por alguma forma alguém decepar a sua cabeça, consegue viver e movimentar-se durante mais nove dias. Só morre porque, sem a cabeça, não pode alimentar-se. Morre, portanto, como muitos humanos, de fome.

E o javali-macho é o animal de maior tesão que se conhece. Ele faz sexo durante 16 horas seguidas, sem tirar de dentro.

E está documentado que alguns javalis, depois deste rali de sexo, ainda fazem dali a pouco horas extras com outras fêmeas.

Ou seja, em sexo, o javali tem emprego fixo e bico.

Nenhum comentário: