segunda-feira, 24 de dezembro de 2007



24/12/2007 e 25/12/2007
N° 15459 - Moacyr Scliar


Os honorários do Papai Noel

Na zona sul de Porto Alegre, é muito popular a figura de Carlos Aguiar, o Teixeirinha, que todos os anos, em dezembro, veste-se de Papai Noel e, pilotando uma moto, distribui brinquedos entre as crianças daquela região.

Entrevistado pelo Mauro Saraiva Júnior, da Rádio Gaúcha, Teixeirinha contou como descobriu sua vocação. Anos atrás, ele, chefe de família de modestos recursos, recebeu do filho pequeno um pedido irrecusável: o menino queria uma moto de brinquedo.

Custava vinte e cinco cruzeiros, o que para a época era uma soma respeitável, mas pai é pai e Teixeirinha deu um jeito de descolar a grana. Feliz, teve uma idéia: perto de sua casa havia um senhor que fazia o papel de Papai Noel.

Foi procurá-lo e pediu que entregasse o presente ao filho, com o que sua alegria estaria completa. Mas a reação do homem foi surpreendente. Nada de alegre acolhida, nada de "Ho, ho, ho". Coçando a barba, ele disse que sim, que poderia fazer a entrega, mas que o serviço custaria cinqüenta cruzeiros.

A quantia era absurda, mas, dentro das leis de mercado, o pedido tinha certa justificativa. O Papai Noel poderia alegar muitas coisas em defesa da cobrança.

Afinal, o Pólo Norte é longe, a viagem para cá dá trabalho. Os anões que para ele trabalham estão sempre reivindicando melhorias salariais, seguro-saúde e coisas no gênero. Os brinquedos, apesar da concorrência da China, também sobem de preço.

As renas que puxam o trenó comem, e comem bastante: as rações representam uma despesa enorme. Entrar pelas chaminés exige habilidade e forma física, de modo que o Papai Noel via-se obrigado a, mediante mensalidade, freqüentar uma academia de ginástica. Daí a cobrança.

Já Teixeirinha poderia, mediante horas extras ou outra providência, levantar a quantia e pagar. Ou então poderia desistir da idéia, convencendo o filho de que Papai Noel não existe.

Ou ainda poderia desencadear um boicote contra o assim chamado bom velhinho. Mas optou por uma outra solução. Transformou-se, ele próprio, em Papai Noel. Com o que nos deu uma lição prática do que é solidariedade. A generosidade, diz Teixeirinha, não custa nada.

Claro, existe aí um potencial de incomodação. É possível que a esta altura milhares de Papais Noéis estejam reunidos no Pólo Norte, lançando uma campanha contra o amadorismo nas entregas de Natal.

Mas nesta briga Teixeirinha não estará só. Terá a seu lado a zona sul de Porto Alegre - e todos os homens e mulheres de boa vontade que continuam povoando o nosso pequeno planeta.

Nenhum comentário: