segunda-feira, 17 de dezembro de 2007


Artigo - Moacyr Scliar
Folha de S. Paulo - 17/12/2007

O decreto do marido presidencial

É expressamente vedado receber a primeira mandatária com frases inócuas do tipo "Como foi o seu dia, querida?"

A insólita transmissão de mandato de marido a mulher propiciou momentos de emoção, e também de humor, na posse de Cristina Kirchner na presidência da Argentina.

Cristina repreendeu Néstor Kirchner quando ele quis lhe entregar a faixa presidencial antes de assinar o papel em que transmitia o mandato a sua mulher. "Nunca consegui aprender o protocolo", brincou o agora ex-presidente.

A posse de Cristina representa a inversão de uma longa sociedade política em que Néstor Kirchner sempre ocupou o Executivo. Agora, ela estará no comando. Mundo, 11 de dezembro de 2007

CONSIDERANDO A TRADIÇÃO masculina que durante muito tempo vigorou neste país; considerando a necessidade de mudar costumes arraigados; e considerando que, quem governa manda; fica promulgado o presente decreto, doravante denominado "O decreto do marido presidencial".

Artigo primeiro - Nos termos deste decreto, marido não implica poder, não implica ascendência, não implica dominação. Marido é o simples resultado de um processo matrimonial;

Artigo segundo - São deveres do marido:

a) Manter escrupulosamente limpa a residência da presidente. Roupas no chão, banheiro desarrumado e objetos fora do lugar não serão tolerados e poderão levar a inquérito administrativo;

b) Conservar sempre lavada e passada a faixa presidencial que, em hipótese alguma (mesmo sob o pretexto de "experimentar para ver se está em ordem") o dito marido poderá usar;

c) Exibir sempre um ar de contentamento e felicidade, inclusive cantarolando músicas de um repertório previamente submetido à apreciação presidencial.

Artigo terceiro - É expressamente vedado ao marido presidencial:

a) Receber a primeira mandatária, quando esta retorna à residência, com frases inócuas ou perguntas fúteis, do tipo "Como foi o seu dia no escritório, querida?"

b) Reportar à primeira dama problemas domésticos, tipo vazamento de cano, defeitos no ar-condicionado, má sintonia da televisão. O marido presidencial terá, ele próprio, de providenciar soluções;

c)Sair com os amigos à noite para jogar cartas ou bater papo. O marido presidencial deve estar disponível 24 horas por dia. É ocupação de tempo integral e dedicação exclusiva.

Artigo quarto - Sob hipótese alguma, poderá o marido presidencial entregar-se a exercícios de franca ou disfarçada nostalgia, com frases do tipo: "Na gestão passada, as coisas eram bem diferentes."

Artigo quinto - Qualquer alusão ao "jeito masculino de governar" será considerada como grave desrespeito à presidência. O desconhecimento do protocolo não será aceito como desculpa.

Artigo sexto - Pelas razões expostas acima é expressamente vedada qualquer tentativa de instalação de um Partido dos Maridos ou de alguma Ação de Afirmação da Masculinidade.

Artigo sétimo - Em caso de descumprimento de qualquer artigo deste decreto, o marido presidencial ficará obrigado a copiar 200 vezes a frase: "Não devo esquecer do protocolo."

Artigo oitavo - Maridos não podem candidatar-se à presidência da República, a menos que, para isto, recebam o consentimento expresso e documentado da esposa.

MOACYR SCLIAR escreve, às segundas-feiras, um texto de ficção baseado em notícias publicadas na Folha

Nenhum comentário: