terça-feira, 28 de dezembro de 2021


28 DE DEZEMBRO DE 2021
CAPA

Viagem do Brasil à Coreia do Sul

Quem curte uma boa maratona de séries não pode reclamar de 2021. Com a pulverização de serviços de streaming, para qualquer lado que se olhava, uma produção seriada nova estava surgindo. Certamente, não faltaram episódios para quem quisesse os ver - não sobrou foi tempo para acompanhar.

Entre novidades e despedidas, sucessos se multiplicaram. Mas, afinal, quais foram as séries que mais se destacaram em 2021? Confira uma seleção de 10 delas:

Baseada nos quadrinhos criados por Robert Kirkman, de The Walking Dead, a série de animação foge do convencional do mundo dos super-heróis. A produção acompanha um adolescente aparentemente comum, Mark, que descobre que, assim como o seu pai, um famoso herói, também tem superpoderes. E isso se torna mais perigoso do que ele imagina.

Baseada no podcast Projeto Humanos, a série resgata os trágicos acontecimentos de 1992, quando houve o desaparecimento e a investigação policial da morte de um menino de seis anos, Evandro Ramos Caetano, em Guaratuba, no Paraná. Seu corpo foi encontrado com sinais de mutilação, atribuídos na ocasião a rituais de magia negra. A série documental conseguiu se tornar um dos programas mais populares do Globoplay e foi considerada uma das melhores produções do gênero no ano.

A série sul-coreana se tornou a mais assistida de todos os tempos na Netflix e um fenômeno da cultura pop. E foi de surpresa. A atração, que lutou por 10 anos para sair do papel, conquistou uma fama sem precedentes ao entregar uma trama tendo como protagonista um homem endividado que aceita participar de uma série de jogos de vida ou morte por dinheiro.

A série que introduziu o Universo Cinematográfico Marvel na televisão também conseguiu fugir da fórmula criada pelas produções que a antecederam no cinema. É visualmente interessante, por utilizar a história da televisão como pano de fundo de sua trama, ao mesmo tempo em que desenvolve dois dos mais interessantes personagens da Marvel nos cinemas: a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany).

Com o charme de Omar Sy como o protagonista, a produção se tornou a primeira série francesa a figurar no Top 10 da Netflix em diversos países. A atração teve suas duas primeiras levas de episódios lançadas no streaming em 2021, e a terceira parte já está sendo rodada. A história é uma atualização dos livros de Maurice Leblanc sobre Arsène Lupin, um ladrão extremamente inteligente e mestre dos disfarces.

A série brasileira conta a história de Cassandra, uma motogirl trans que tem o sonho de ser cantora e, sempre que pode, faz cover de Vanusa. Quando os perrengues começam a se ajeitar, ela descobre a existência de um filho, fruto de um relacionamento do passado, antes de sua transição. A produção entrega, em apenas cinco episódios de meia hora, uma história recheada de acolhimento e afeto.

Em 2021, foram lançadas as duas partes finais da série espanhola que se tornou uma febre mundo afora. Uma das produções mais populares da Netflix entregou um desfecho grandioso, consertando boa parte de suas falhas e fechando a sua trajetória de maneira empolgante, chegando, finalmente, no nível do hype criado em cima dela. Saiu de cena fazendo história.

Na comédia que fez a limpa nos Emmys da categoria neste ano, vencendo sete prêmios, Jason Sudeikis vive Ted Lasso, ex-técnico de futebol americano universitário que assume um time de alto escalão do futebol inglês, tendo de lidar com os desafios de treinar a equipe sem entender absolutamente nada sobre o esporte que se pratica com a bola nos pés.

Mesmo muito elogiada desde o seu lançamento, em 2018, a série da HBO começou a ganhar popularidade a partir de sua segunda temporada, e o terceiro ano, que terminou neste mês de dezembro, levou a atração ao seu auge. A série já venceu nove Emmys e chega forte para a premiação de 2022. A trama explora a vida da família Roy, que apresenta problemas disfuncionais tão grandes quanto a sua fortuna.

Vencedora de quatro prêmios Emmy, a minissérie conta a história de Mare Sheehan, uma detetive de uma pequena cidade que investiga um terrível crime ao mesmo tempo em que precisa lidar com conflitos dramáticos de sua vida. A produção se beneficia, principalmente, pelo magnífico desempenho de sua protagonista, Kate Winslet, e de Evan Peters, que formam uma dupla improvável.

CARLOS REDEL

Nenhum comentário: