segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

20 DE DEZEMBRO DE 2021
DAVID COIMBRA

Uma das tramas mais originais da história

Dia desses, o Fábio Emerim, famoso professor de inglês da praça, me enviou um vídeo em que um jornalista da Fox americana entrevista uma mulher chamada Lora, ou coisa que o valha. Não sei a respeito do quê era a entrevista, mas, no vídeo enviado pelo Emerim, o jornalista cita um trecho da série You em que pessoas são contaminadas por sarampo.

"You", todo mundo sabe, significa "você". Então, quando a entrevistada ouve "você", pensa que o entrevistador está se referindo a ela. E se irrita:

- Eu nunca peguei sarampo! - Sim, eu sei - responde o jornalista. - Estou falando de "Você".

- Mas isso é estúpido! - ela reclama. - Eu nunca tive sarampo!

- Não, Lora - ele insiste. - Estou falando de Você! Você!

- O que é isso? O que você está dizendo?

- Estou falando da série da Netflix!

- Como se chama a série? - Você! Você!

- Eu nunca tive sarampo! O jornalista acaba desistindo da pergunta:

- Não tenho como explicar isso... Parece uma anedota, mas é verdade. Lembrou-me de uma amiga minha que fazia um curso qualquer e, logo no primeiro dia, perguntou para uma senhora que se sentava ao lado dela:

- A senhora pode me emprestar uma caneta? A minha falhou.

- Não tem problema - respondeu a outra. - Mas me chama de tu, tá?

Da próxima vez que minha amiga foi conversar com ela, começou assim:

_ Ô, Tuta, tu sabes o que...

A outra interrompeu: - Eu não me chamo Tuta.

Minha amiga ficou constrangida. Tentou consertar: - Certo. A senhora, por acaso, sabe o que... A outra interrompeu de novo:

- Me chama de tu, tá? Louca. Minha amiga teve certeza de que estava falando com uma louca.

Mas voltando à série You, assisti até essa parte do sarampo, que achei muito interessante e até didático.

Agora uma advertência: se você tiver medinho de spoiler, não vá adiante. Desista dessa crônica e vá ler o Peninha. Mas, se você souber enfrentar os dilemas da modernidade, sigamos juntos.

Vamos lá. 

Essa série, You, acabou me surpreendendo. Fizeram algo que nunca foi feito antes na história da dramaturgia mundial. Sério. É uma virada espetacular na trama, mas que acontece paulatinamente, naturalmente e, o melhor, com verossimilhança. Fiquei encantado com a criatividade do autor. Mas isso não conto, senão estragará um pouco do prazer que você terá ao ver a série. O trecho do sarampo, porém, tenho de narrar.

Ocorre que o filho do casal protagonista pega sarampo. A mãe, desesperada, pergunta ao médico, no hospital:

- Mas sarampo não era uma doença extinta? E ele: - Sim, mas mesmo nesse tempo de covid existem pessoas contra as vacinas, por isso a doença voltou.

Em seguida, ela acaba descobrindo quem são os antivacina que contaminaram seu filho, e as consequências são graves.

Faço esse relato para reforçar que as pessoas que não tomam vacina ou não permitem que seus filhos tomem não são apenas obscurantistas; estão fazendo mal à sociedade.

Venho escrevendo a respeito e sempre recebo manifestações antivacina. É espantoso. E, pior, é impossível argumentar contra essa ignorância convicta. O que me convenceu: diante de tamanha legião de cegos, é fundamental exigir o passaporte vacinal. Fundamental. A lei também serve para proteger as pessoas da sua própria estupidez.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: