27 DE DEZEMBRO DE 2021
INFORME ESPECIAL
O dia em que Beatriz Segall pediu para esquecer Odete Roitman
A pauta daquela noite era promissora. Ao vivo, no estúdio, eu conversaria com a atriz Beatriz Segall. Um assunto não poderia faltar: Odete Roitman, é claro, a vilã mais famosa da história das telenovelas brasileiras. Desenvolvi uma técnica muito pessoal para preparar entrevistas. Ler sobre a biografia dos entrevistados e ficar curioso. Nunca gostei de combinar antes, mas havia exceções. Aquela era uma delas. E o desenrolar dos fatos provaria que eu estava certo.
Meia hora antes de o Estúdio 36 entrar no ar, na TVCOM, fui até a sala dos convidados. Me apresentei. Beatriz Segall, que nos deixou em 2018, foi extremamente simpática. Sua fisionomia mudou radicalmente, porém, quando eu disse: "Vamos falar sobre Odete Roitman, ok?". Ela ficou séria. Segurou uma das minhas mãos e pediu, em tom de súplica:
"Meu filho, por favor, não. Essa novela (Vale Tudo, 1988-1989) terminou há anos e eu não consigo falar sobre outra coisa. Por favor, não".
Seus olhos ficaram úmidos, juro. Me assustei com a intensidade da reação. Eu precisava pensar rápido. "Dona Beatriz, compreendo perfeitamente. Mas é a primeira entrevista que a senhora me concede e se eu não tocar nesse tema, o público vai ficar frustrado. Quem sabe eu lhe faço uma pergunta sobre a Odete, uma única, a senhora responde rápido e aí eu mudo de assunto?". Ela topou. E acabou falando mais do que eu esperava sobre a personagem que lhe abriu, ao mesmo tempo, as portas do sucesso e do inferno. Aliás, há quem jure que, muitas vezes, é a mesma porta.
Vida no Centro da Capital
Não são apenas tarifaços e jabutis que acabam sendo votados no apagar das luzes, quando todo mudo só pensa no Natal e no Ano Novo.
A Câmara Municipal da Capital aprovou, minutos antes do recesso, um dos mais importantes projetos dos últimos anos: o que institui o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Centro Histórico de Porto Alegre. A condução da proposta foi do secretário Cezar Schirmer.
O prefeito Sebastião Melo celebrou a decisão e o papel relevante dos vereadores no desenvolvimento da cidade.
Com isso, haverá incentivos concretos para a instalação de novos negócios na região, desde que ocupem imóveis com valor histórico, arquitetônico e cultural.
Empreendimentos ligados à cultura, às artes, ao turismo, à gastronomia, ao entretenimento e lazer, à inovação e à economia criativa terão isenção de IPTU e redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e do ISSQN, entre outras vantagens. Abaixo, a lista dos setores beneficiados:
Agência de Turismo Receptivo;
Agência e empresa de comunicação;
Albergue da Juventude;
Antiquário;
Atelier de arte;
Atelier de moda;
Bistrô;
Cafeteria;
Loja de Vinho e/ou cachaça;
Choperia;
Cineclube e salas de cinema;
Confeitaria;
Conservatório de Música;
Espaço de Coworking;
Escola de Artes Plásticas e Artes Cênicas;
Escola de Cinema e Teatro;
Escola de Circo;
Escola de Dança;
Escola de Gastronomia;
Escola de Línguas;
Escola de Música e Canto;
Galeria de Arte e Exposições;
Hostel;
Livraria;
Loja de Artesanato com identidade local e regional;
Museu e Espaço de Memória;
Nano e Microcervejaria;
Oficina e Escola de Artesanato;
Pousada;
Produtora de Áudio e Vídeo;
Restaurante Temático e Identitário;
Representação Consular e diplomática;
Serviço de Atendimento e Informação ao Turista;
Sebo;
Empresas de base tecnológica, definidas no art. 1º, da Lei Complementar Municipal n.º 906, de 15 de junho de 2021.
Teatro. Copo meio cheio. Extremamente criativa a forma encontrada pela prefeitura de Porto Alegre para avisar que não haveria vacinação durante o feriado de Natal: "Prefeitura mantém vacinação contra a Covid-19 nesta véspera de Natal até meio-dia", foi o título da notícia repassada à imprensa.
Uma aula de como enxergar os fatos pelo lado positivo.
Resultado
Segundo pesquisa da Unedestinos, o Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias foi a entidade de marketing de destino que mais captou eventos no país em 2021, sendo responsável por mais de 20% das datas reservadas pelas 14 conventions que responderam à pesquisa.
Silêncio
Está valendo. Em 2019, foi aprovada Lei 15.366, de autoria da deputada Luciana Genro, que proíbe o uso de fogos de artifício com barulho. A Polícia Civil tem um número próprio para as denúncias, que podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (51) 98444-0606.
A deputada faz um apelo: "Vamos celebrar, mas sempre lembrando que o barulho atrapalha muito os idosos, as pessoas no espectro autista e os nossos animais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário