segunda-feira, 27 de dezembro de 2021


27 DE DEZEMBRO DE 2021
INFORME ESPECIAL

O dia em que Beatriz Segall pediu para esquecer Odete Roitman

A pauta daquela noite era promissora. Ao vivo, no estúdio, eu conversaria com a atriz Beatriz Segall. Um assunto não poderia faltar: Odete Roitman, é claro, a vilã mais famosa da história das telenovelas brasileiras. Desenvolvi uma técnica muito pessoal para preparar entrevistas. Ler sobre a biografia dos entrevistados e ficar curioso. Nunca gostei de combinar antes, mas havia exceções. Aquela era uma delas. E o desenrolar dos fatos provaria que eu estava certo.

Meia hora antes de o Estúdio 36 entrar no ar, na TVCOM, fui até a sala dos convidados. Me apresentei. Beatriz Segall, que nos deixou em 2018, foi extremamente simpática. Sua fisionomia mudou radicalmente, porém, quando eu disse: "Vamos falar sobre Odete Roitman, ok?". Ela ficou séria. Segurou uma das minhas mãos e pediu, em tom de súplica:

"Meu filho, por favor, não. Essa novela (Vale Tudo, 1988-1989) terminou há anos e eu não consigo falar sobre outra coisa. Por favor, não".

Seus olhos ficaram úmidos, juro. Me assustei com a intensidade da reação. Eu precisava pensar rápido. "Dona Beatriz, compreendo perfeitamente. Mas é a primeira entrevista que a senhora me concede e se eu não tocar nesse tema, o público vai ficar frustrado. Quem sabe eu lhe faço uma pergunta sobre a Odete, uma única, a senhora responde rápido e aí eu mudo de assunto?". Ela topou. E acabou falando mais do que eu esperava sobre a personagem que lhe abriu, ao mesmo tempo, as portas do sucesso e do inferno. Aliás, há quem jure que, muitas vezes, é a mesma porta.

Vida no Centro da Capital

Não são apenas tarifaços e jabutis que acabam sendo votados no apagar das luzes, quando todo mudo só pensa no Natal e no Ano Novo.

A Câmara Municipal da Capital aprovou, minutos antes do recesso, um dos mais importantes projetos dos últimos anos: o que institui o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Centro Histórico de Porto Alegre. A condução da proposta foi do secretário Cezar Schirmer.

O prefeito Sebastião Melo celebrou a decisão e o papel relevante dos vereadores no desenvolvimento da cidade.

Com isso, haverá incentivos concretos para a instalação de novos negócios na região, desde que ocupem imóveis com valor histórico, arquitetônico e cultural.

Empreendimentos ligados à cultura, às artes, ao turismo, à gastronomia, ao entretenimento e lazer, à inovação e à economia criativa terão isenção de IPTU e redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e do ISSQN, entre outras vantagens. Abaixo, a lista dos setores beneficiados:

Agência de Turismo Receptivo;

Agência e empresa de comunicação;

Albergue da Juventude;

Antiquário;

Atelier de arte;

Atelier de moda;

Bistrô;

Cafeteria;

Loja de Vinho e/ou cachaça;

Choperia;

Cineclube e salas de cinema;

Confeitaria;

Conservatório de Música;

Espaço de Coworking;

Escola de Artes Plásticas e Artes Cênicas;

Escola de Cinema e Teatro;

Escola de Circo;

Escola de Dança;

Escola de Gastronomia;

Escola de Línguas;

Escola de Música e Canto;

Galeria de Arte e Exposições;

Hostel;

Livraria;

Loja de Artesanato com identidade local e regional;

Museu e Espaço de Memória;

Nano e Microcervejaria;

Oficina e Escola de Artesanato;

Pousada;

Produtora de Áudio e Vídeo;

Restaurante Temático e Identitário;

Representação Consular e diplomática;

Serviço de Atendimento e Informação ao Turista;

Sebo;

Empresas de base tecnológica, definidas no art. 1º, da Lei Complementar Municipal n.º 906, de 15 de junho de 2021.

Teatro. Copo meio cheio. Extremamente criativa a forma encontrada pela prefeitura de Porto Alegre para avisar que não haveria vacinação durante o feriado de Natal: "Prefeitura mantém vacinação contra a Covid-19 nesta véspera de Natal até meio-dia", foi o título da notícia repassada à imprensa.

Uma aula de como enxergar os fatos pelo lado positivo.

Resultado

Segundo pesquisa da Unedestinos, o Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias foi a entidade de marketing de destino que mais captou eventos no país em 2021, sendo responsável por mais de 20% das datas reservadas pelas 14 conventions que responderam à pesquisa.

Silêncio

Está valendo. Em 2019, foi aprovada Lei 15.366, de autoria da deputada Luciana Genro, que proíbe o uso de fogos de artifício com barulho. A Polícia Civil tem um número próprio para as denúncias, que podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (51) 98444-0606.

A deputada faz um apelo: "Vamos celebrar, mas sempre lembrando que o barulho atrapalha muito os idosos, as pessoas no espectro autista e os nossos animais".

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: