terça-feira, 28 de dezembro de 2021

28 DE DEZEMBRO DE 2021
NILSON SOUZA

Rólidei

Na antevéspera do Natal, comprei uma orquídea lilás para presentear uma parente que não via desde o início da pandemia. Estava saindo do supermercado com a florzona nas mãos quando um menino de aparentes 11 ou 12 anos se aproximou:

- Quer comprar balas de goma, tio?

Não queria. Agradeci com a delicadeza possível por baixo da máscara e com aquele pesinho na consciência de ver diariamente tanta gente pedindo ajuda, vendendo miudezas, batalhando para não passar fome. O garoto embarcou na escada rolante comigo, examinou a flor de alto a baixo e comentou:

- Que flor bonita! Deve ter custado uma nota, né tio?

Olhei para ele meio desconfiado. Num primeiro momento, achei que estava ironizando para que eu lesse na entrelinha de seu comentário: "Pagou uma grana pela flor e não compra uma balinha pra me ajudar". Mas ele acrescentou em seguida:

- Eu gosto muito de flores. Sempre gostei. E essa é muito legal. Já saltando para terra firme, ou melhor, para piso firme, meio apressado para fugir da aglomeração, ainda me voltei para ele e perguntei:

- Ah, é? Como é o teu nome?  Também já caminhando em sentido oposto, de olho em outros possíveis fregueses, o garoto gritou:

- Rólidei!

Holiday, provavelmente, pois de uns tempos para cá virou moda registrar criança brasileira com nome norte-americano e com farto uso das letras que a última reforma ortográfica devolveu ao nosso alfabeto: K, W e Y. É só conferir nos crachás das jovens e dos jovens atendentes de supermercado: Kathielly, Wellingson, Yvette... Ou olhar as escalações dos nossos times de futebol: Weverton, Deyverson, Kenedy, Hyoran, Shaylon, Ytalo, Kaique, Yuri... Todos brasileiríssimos. Dá para chegar fácil num time completo, inclusive com reservas. Os citados, por exemplo, são nomes reais de atletas que disputaram o último campeonato.

Pois em breve poderemos ter também um Holiday. Confesso que ainda não conhecia um patrício com esse nome. Fiquei me perguntando: Será que o menino nasceu num feriado e os pais tinham conhecimento de inglês? Seria uma homenagem à cantora Eleanora Fagan, que se tornou célebre como Billie Holiday? Ou será uma referência ao conhecido espetáculo de patinação no gelo Holiday on Ice?

Na próxima vez, vou comprar balas de goma e aprofundar a investigação. Boa semana e bom holiday para todos. 

NILSON SOUZA

Nenhum comentário: