28 DE DEZEMBRO DE 2021
INFORME ESPECIAL
Doce ou salgada?
Não só pelo baita elenco, o filme Não Olhe Para Cima é mesmo muito bom. Basicamente, prende a atenção e, ao mesmo tempo, expõe e ironiza a ignorância e o momento de radicalização planetária. Tem gente que jura que o Brasil e seus personagens serviram de inspiração. Tem até uma ema futurista que, digamos, se alimenta do antagonismo com uma presidente. Mais não conto, para não estragar a diversão alheia. Mas há um aspecto que deve ser considerado, no momento em que tanto precisamos de remédios, porque o diagnóstico é claro.
Duvido que depois de assistir a Leonardo DiCaprio e Meryl Streep brilharem, alguém tenha mudado de ideia sobre aquecimento global e vacina. O filme teria obrigação de tentar? Não. Mas isso não impede a constatação de que a narrativa se insere e reproduz o modelo que alega combater. Mesmo assim, é bom. Com pipoca então, fica melhor ainda.
Investimentos
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul assina hoje mais quatro convênios para apoiar o desenvolvimento de roteiros na serra gaúcha. Juntos, os repasses somam quase R$ 1 milhão em investimentos. Entre os projetos, estão a melhoria da sinalização de trânsito, a integração do circuito turístico, a criação de um observatório e de planos estratégicos na região.
2021, em 10 tópicos
Com sede nos EUA, o Pew Research Center é uma organização não-partidária que promove pesquisas e estudos sobre temas, tendências e atitudes que moldam o mundo. Nesse fim de ano, a instituição publicou uma lista com as descobertas mais marcantes de 2021. É uma compilação analítica de centenas de informações publicadas ao longo do ano. Selecionei as 10 principais:
1 Uma parcela cada vez maior de americanos que não têm filhos afirma que nunca terá.
2 Em agosto, sete em cada dez americanos afirmaram conhecer alguém que morreu de covid.
3 Os americanos votaram em número recorde nas eleições de 2020, que teve aumento de participação em todos os Estados (o dado foi consolidado em janeiro de 2021).
4 Cerca de oito em cada dez americanos de origem asiática afirmam ter sentido aumento da violência contra eles depois que a tese do vírus chinês ganhou força.
5 Uma média de 16 pesquisas aponta que apenas 17% dos americanos consideram que a democracia em seu país é um bom exemplo para o mundo.
6 Há hoje mais mulheres do que homens buscando formação superior nos EUA.
7 A maioria dos democratas vê o voto como direito fundamental. Já a maioria dos republicanos acha que o voto vem acompanhado de responsabilidades.
8 Três em cada dez americanos (29%) se declaram sem religião. Eram 16% em 2007.
9 Um número crescente de americanos não é casado e nem vive com alguém.
10 Em 14 de 17 países pesquisados, as pessoas citaram suas famílias como a principal fonte de significado para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário