A correnteza de Adriana
Quatro gerações de mulheres de uma família na qual só nascem mulheres convivem em situações em que a experiência do feminino parece sempre renovada. Este é o mote de Correnteza, novo livro da escritora e roteirista Adriana Falcão, edição que acaba de ser lançada pela Ventania Editorial.
Narrado sob a forma de rubricas, partes identificadas com o nome das personagens, o texto flui entre diferentes pontos de vista e respeitando os planos do contexto histórico. Desde Manuela, que nasceu na década de 1930, lançando o foco em Teresa e Débora, até chegar em Luísa, as narrativas acompanham a evolução (às vezes nem tanto) da sociedade brasileira. Assim, a história do país serve como um painel de acontecimentos por vezes muito inquietante, quadros que geram tensões, muitos conflitos, momentos de ternura e de riso.
Vida nacional à parte, por outro lado, cada uma dessas mulheres possui um temperamento moldado por gostos absolutamente pessoais, um jeito e uma preferência - e a sucessão das gerações versus a independência de pensamento erguem barreiras muito difíceis de contornar.
Roteirista de televisão e de cinema, daquelas de mão cheia, escritora reconhecida pela capacidade de contar histórias de maneira atraente e cheias de humor, autora, entre outros, de A Máquina, Luna Clara e Apolo Onze, Adriana consegue manter uma obra na qual a grande discussão parece ser o destino dos sonhos de cada geração (ou o fim dos sonhos ou de cada pessoa). A obra acompanha desde o idealismo involuntário de Manuela, que se tornou revolucionária por paixão, a solidão de sua filha Teresa, easy rider cujo casamento naufragou porque o marido a trocou por uma mulher mais nova, passando por Débora, que acompanhou a volta da democracia após a ditadura e que se casou com um jovem comunista, até chegar em Luísa, que herda essa imensa carga de experiências e que precisa se cuidar para não vergar com tanto peso e tanta culpa.
Com um tratamento gráfico espetacular e orelha de Maria Valéria Rezende, Correnteza fica como sugestão dos melhores presentes de final de ano. Feliz tudo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário