quinta-feira, 23 de dezembro de 2021


23 DE DEZEMBRO DE 2021
+ ECONOMIA

O fim da CEEE

A última empresa do grupo CEEE será leiloada a partir das 14h do dia 15 de fevereiro de 2022, conforme prevê o edital de privatização publicado ontem no Diário Oficial do Estado. É a CEEE-G, dona de 15 usinas de diferentes portes. Será o fim simbólico das atividades operacionais da estatal-problema. A passagem real de bastão deve ocorrer em prazo de até três meses.

Os interessados têm prazo até 9 de fevereiro para entregar as propostas. A abertura dos envelopes será feita, como as anteriores, na sede da bolsa de valores, a B3, em São Paulo. Será oferecido 66,23% do capital total da CEEE-G que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul. O restante tem 32,66% da Eletrobras, 0,83% de prefeituras e 0,49% no mercado.

Além do preço mínimo de R$ 1,25 bilhão pago ao Estado, o comprador terá de desembolsar mais R$ 1,66 bilhão ao governo federal a título de outorga, ou seja, o direito de operar as usinas (cinco hidrelétricas, oito PCHs e duas centrais geradoras hidrelétricas).

Nada ruim

Começa pelo nome - No Bad Shoes (algo como "nada de sapatos ruins" ou "sapatos nada ruins") - a lista de diferenças da calçadista gaúcha que vai exportar para Estados Unidos e Europa. Nada é tradicional, nem a origem - Caxias do Sul, fora do polo calçadista gaúcho - nem o produto - sapatos e acessórios focados no bem-estar dos pés. Teve apoio do projeto Export Insight, do Sebrae-RS para iniciar a distribuição dos seus produtos nos EUA. Outro objetivo é ampliar as vendas em Portugal, depois de entregas pontuais em Lisboa. Segundo Marcela Sperb Moraes, que fundou a marca ao lado das irmãs Daniela e Fernanda, a empresa conheceu o Export Insight em julho deste ano, mas tudo já foi planejado para disputar o mercado global.

No mercado desde 2019, a empresa tem como carro-chefe a sapatilha sustentável Hydra Therme (foto), que responde por 70% das vendas. Foi lançada na pandemia, como um produto para "ficar em casa". Em 2021, a marca ampliou em 60% o volume de vendas ante 2020.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: