quarta-feira, 23 de junho de 2021


23 DE JUNHO DE 2021
DAVID COIMBRA

Tome a vacina e ganhe sinal de wi-fi

O Jornal Nacional fez uma matéria garantindo que as pessoas vacinadas contra o coronavírus não vão pegar sinal de wi-fi. Fiquei muito decepcionado. Estava ansioso para andar com meu próprio sinal de wi-fi por aí. Seria produtivo e bastante econômico.

As "notícias" que li a respeito disso alertavam que ao, digamos, "contrair" o sinal de wi-fi, os Estados Unidos sempre saberiam onde estou. Por mim, tudo bem. Os Estados Unidos podem saber onde estou. Só não sei o que eles farão com essa informação? Não consigo imaginar. Vamos pensar na pior hipótese: reunião no Salão Oval. Kamala olha para o computador e avisa:

- O David está tomando chopes cremosos de novo.

- Enviem os drones! - ordena Biden.

Quinze minutos depois, olho para o céu e vejo os drones americanos pairando no ar como colibris. De um deles sai a voz impositiva de Biden:

- Vai pra casa, va-ga-bun-do!

É, isso seria desagradável.

Mas talvez a Casa Branca não se importe de eu beber chopes cremosos com meus amigos de vez em quando. Além disso, os drones podem servir como proteção. Um chato vem se aproximando, está prestes a me abordar, o drone o identifica e fala lá de cima:

- David, você tem reunião urgente agora! Não pode parar para conversar, mesmo que seja com uma pessoa querida e amigável!

Dou um tapa na testa e lamento:

- É verdade! Tinha me esquecido!

Em seguida, digo para o chato:

- Desculpa, tenho de ir.

E o deixo lá, parado.

Depois, olho para o céu e suspiro:

- Obrigado, Joe.

Mas o Jornal Nacional já disse que nada disso vai acontecer. A vacina não inoculará sinal de wi-fi em mim, nem bluetooth, nada. Uma pena.

O certo é que o mundo das fake news é mais colorido. Uma das fakes que li outro dia, por exemplo, informa que os extraterrestres nos presentearam com uma cama curativa. É como se fosse uma máquina de tomografia: você deita naquela cama, é "escaneado", e ela identifica todos os males do seu corpo, de unha encravada a câncer. Em seguida, a cama começa a fazer o tratamento, podendo até promover a substituição de órgãos, se você precisar.

Adorei a ideia da cama curativa, mas parece que também é falsa. Triste.

O mundo real é assim: duro, às vezes árido. Você tem que pagar pelo sinal de wi-fi, você tem que se submeter a longos tratamentos médicos, você tem de tomar vacina para se proteger da covid-19, você tem de trabalhar e, sobretudo, você tem de saber onde se informar, para não viver iludido. Ou, o pior, para não viver sendo desiludido. Ah, mundo insensível! Ah, como queria ter o meu próprio sinal de wi-fi.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: