segunda-feira, 21 de junho de 2021


21 DE JUNHO DE 2021
INFORME ESPECIAL

Como economizar luz no inverno

A conta de luz vai subir mas, mesmo assim, existem algumas dicas para os consumidores não serem tão surpreendidos com a fatura. A chegada do período mais frio do ano também costuma elevar o uso de energia. A seguir, veja alguns conselhos da CEEE para tentar economizar no inverno.

AR CONDICIONADO E ESTUFAS:
É preciso dimensionar de forma adequada o aparelho para o tamanho do ambiente. Quando o ar condicionado estiver ligado, mantenha portas e janelas fechadas. Os filtros do aparelho também devem ser limpos regularmente. A saída de ar não deve ser obstruída por objetos como cortinas.

CHUVEIRO ELÉTRICO:
O básico é evitar banho demorado. Se possível, tome banho no início ou no final da tarde, quando as temperaturas não estão tão baixas. Os orifícios de passagem de água do chuveiro devem ser mantidos limpos.

GELADEIRA:
Ajuste o termostato. No inverno, a geladeira não precisa operar a plena capacidade, como em dias mais quentes. A borracha de vedação da geladeira deve ser verificada. Vedação defeituosa significa desperdício de energia. Evite abrir a porta a todo momento. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Equipamentos mais antigos são menos eficientes e impactam a conta.

FERRO DE PASSAR ROUPAS:
Acumule para passar de uma só vez, sem possível em apenas um dia da semana. E primeiro as peças que precisem temperaturas mais baixas.

ILUMINAÇÃO:
Busque a iluminação natural, abrindo cortinas, janelas e persianas. Paredes e tetos pintado de cores claras também refletem melhor a luz natural.

CAIO CIGANA | INTERINO

Nenhum comentário: