sábado, 19 de junho de 2021


19 DE JUNHO DE 2021
CARTA DA EDITORA

Foco na vacina

Desde que as primeiras doses de vacina contra a covid-19 chegaram ao país, lá em janeiro, a imunização virou assunto prioritário na Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho. Entendemos que somente pela vacinação da população voltaremos à normalidade - embora se saiba que os controles sanitários permanecerão ainda por um bom tempo.

A reportagem que ilustra a capa desta edição e que o leitor encontra nas páginas 20 e 21, é apenas um exemplo do quanto é fundamental a vacinação. A repórter Camila Kosachenco conta a história de familiares que aos poucos estão retomando o convívio. Graças às duas doses da vacina, avós estão podendo reencontrar seus netos, mesmo que sob cuidados.

Mas, então, por que alguém que pode se vacinar contra a covid-19 não está buscando a imunização nos postos e drive-thrus no Estado, enquanto outros milhares contam os minutos para chegar a sua vez na longa fila da vacina? A reportagem de Marcel Hartmann, na página 19, tenta esclarecer os motivos, ouvindo especialistas da área de saúde e gestores públicos que trabalham com a vacinação.

- É difícil compreender os motivos de quem tem a oportunidade e não se vacina, mas podemos reverter isso, inclusive os números altos de pessoas que não fazem a segunda dose, com informação e orientação dos especialistas da área de saúde, que são as pessoas que devemos ouvir neste momento sobre pandemia - diz a editora Rosângela Monteiro.

Ao longo dos últimos dias, temos reforçado os esclarecimentos sobre esse problema mas também outros aspectos da imunização. Mostramos, por exemplo, que o surgimento de inúmeras variantes do coronavírus faz aumentar a importância da segunda dose. E explicamos por que não faz sentido escolher qual vacina tomar.

Seguiremos no assunto até o dia em que pudermos estampar na capa de ZH que o RS e o país atingiram a tão esperada imunidade coletiva.

DIONE KUHN

Nenhum comentário: