sexta-feira, 18 de junho de 2021


18 DE JUNHO DE 2021
PORTO ALEGRE

Com greve, CEEE atrasa novas ligações

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está registrando, no seu braço de distribuição, atrasos na prestação de serviço de ligação em novas economias. Ao ocupar um imóvel que está com a luz desligada, é necessário fazer o pedido de ativação à estatal - justamente o que está apresentando descumprimentos dos prazos legais.

A legislação em vigor determina que a companhia deve atender ao chamado em até cinco dias úteis, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A CEEE informou, por meio de nota, que está prestando os serviços no sexto dia útil, em média. A situação configura atraso de um dia útil.

Dados da CEEE atualizados até as 20h de terça-feira indicavam 400 pedidos de ligação em atraso na sua área de concessão no Rio Grande do Sul. Só em Porto Alegre, eram 34 demandas pelo serviço pendentes. O motivo do leve acúmulo é a greve dos servidores da CEEE, deflagrada devido ao descontentamento em relação à negociação do acordo coletivo anual da categoria.

A estatal informou que 30% dos seus servidores aderiram à paralisação, enquanto os demais seguem na ativa por se tratar de serviço essencial, situação em que parâmetros mínimos de funcionamento devem ser observados. Além de equipes próprias, a companhia conta com terceirizados, os quais não estão em greve, e que atuam nos serviços de ligação de energia.

"O problema não deve se estender. Já estamos com planos de contingência, mutirões e continuamos negociando com os sindicatos o fim da greve", afirmou, em nota, a CEEE.

Privatização

Um dos afetados pela situação foi o empresário Leandro Lemos, do ramo farmacêutico. Junto de sócios, ele irá inaugurar a primeira unidade de uma rede paranaense de farmácias em Porto Alegre e solicitou o serviço de ligação de energia em imóvel da Avenida Independência. Foram sete dias úteis até o atendimento do chamado, dois acima do limite previsto pela Aneel. Antes de ter a demanda finalizada com sucesso, Lemos abriu primeiro protocolo com a CEEE, que teve de ser cancelado, em razão de entraves burocráticos e ausência de informações sobre como deveria proceder para solicitar a carga de energia adequada às características do imóvel. No total, somando os dois pedidos de ligação, transcorreram 45 dias.

- Temos contrato com empreiteiro, que já deveria ter começado, mas estamos com o início da obra atrasado. Não poderíamos começar sem energia elétrica. E tem a questão do aluguel, que já estamos pagando. A principal dificuldade foi acessar a informação sobre como eu deveria fazer o pedido de ligação - comenta Lemos, que teve a energia ativada pela companhia na tarde de terça-feira.

A responsável pelas ligações e demais serviços de pulverização de grandes quantidades de energia para os consumidores que estão na ponta é a CEEE-D, parte da companhia que foi privatizada pelo governador Eduardo Leite. A vencedora da concorrência foi a Equatorial Energia. A direção da estatal disse, via nota, que a Equatorial deverá assumir a operação da CEEE-D no início de julho, mas ainda não há data oficializada.

A reportagem contatou o Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul), mas não houve retorno.

CARLOS ROLLSING

Nenhum comentário: