terça-feira, 15 de junho de 2021


14 DE JUNHO DE 2021
DAVID COIMBRA

Um homem engolido por uma baleia

Um homem foi engolido por uma baleia nos Estados Unidos, dias atrás. Aconteceu em Cape Cod, não longe de onde morei, em Massachusetts. Conheço Cape Cod. É um lugar muito bonito, cheio de praias agradáveis e de histórias da História. Foi lá, por exemplo, que chegou o navio Mayflower, com os pioneiros fundadores do país.

Esse homem que a baleia engoliu, ele é um pescador de lagostas. As lagostas daquela região são famosas. Em alguns restaurantes, há um aquário com lagostas nadando logo na entrada. Você pode ir ali e escolher uma para almoçar. Você aponta para a eleita e eles a tiram do aquário para jogá-la numa panela com água fervente. Depois, ela vem para a sua mesa, um bicho enorme, do tamanho de uma melancia, que você come com martelo e alicates. É uma delícia, a lagosta, mas tenho preguiça de usar todo aquele aparato para comer. Prefiro sanduíche de lagosta, que tem em toda parte. Ou então... ah... só de lembrar, salivo. Vou contar para você: existe um restaurante italiano em Newton, que é uma cidadezinha próximo a Brookline, onde eu morava. Esse restaurante se chama Tartufo e serve um prato, "Lobster Arrabiatta", que é massa tagliatelle com molho de lagosta. Oh, que saudades sinto do Lobster Arrabiatta! Jantar uma massa com molho de lagosta é realmente algo especial, meu amigo.

Pois esse homem mergulhava exatamente para buscar essas lagostas tão apreciadas na Nova Inglaterra. Ele já se encontrava a 15 metros de profundidade, quando sentiu uma pancada forte e desmaiou. Acordou dentro da boca de uma baleia e percebeu que ela estava tentando engoli-lo! Pensou: pronto, acabou, é assim que vou morrer, comido por uma baleia. Mas, por algum motivo, a baleia não gostou da refeição, subiu à superfície e vomitou o homem a metros de distância. Ele voltou para casa meio zonzo e mancando de uma perna, mas aliviado. Vi sua foto na cama de um hospital: estava sorridente e parecia se sentir vitorioso.

É claro que me lembrei da história bíblica de Jonas, que desobedeceu a uma ordem do Senhor e, como punição, foi engolido por uma baleia. Como o homem de Cape Cod, ele foi vomitado, só que, antes, passou três dias e três noites dentro do bicho, rezando e prometendo a Deus que seria obediente dali em diante.

O grande Zé Rodrix compôs uma canção inspirada nessa lenda:

"Dentro da baleia mora mestre Jonas

Desde que completou a maioridade".

É um tema fascinante: um homem, ainda vivo, repoltreando-se nas entranhas de um animal gigantesco.

Dois fatos me chamaram a atenção, tanto no mito bíblico quando na história atual. O primeiro é que o profeta Jonas e o pescador de Cape Cod continuaram refletindo e tecendo considerações sobre o que fazer, mesmo estando naquela situação bizarra. Uma vitória da racionalidade.

O segundo é que a baleia os rejeitou. Como quando você bota na boca uma comida estragada e imediatamente a cospe fora, assim que lhe sente o gosto. A baleia, pura demais, imaculada demais, não quis comer o homem. Posso compreendê-la. Fosse eu uma baleia, também sentiria nojo de alguns representantes dessa confusa espécie do Homo sapiens.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: