
07 DE JUNHO DE 2021
NOVOS NEGÓCIOS NO RS
De olho nas indefinições e no ritmo de vacinação
Ao projetar como a abertura de novos negócios deve se comportar no Estado nos próximos meses, especialistas traçam cenários diversos em razão das incertezas. Mas, o entendimento de que o reaquecimento da economia e, consequentemente do mercado de trabalho, está ligado ao avanço da vacinação é praticamente unânime.
A economista Maria Carolina Gullo afirma que esse movimento mais acentuado de abertura de empresas deve continuar nos próximos meses, pois a tendência de terceirização continua contribuindo para esse cenário. A dificuldade de garantir vaga para a maior parte da população desempregada também é outro ingrediente nesse processo, segundo a especialista.
- A gente tem taxa de desemprego ainda muito alta. Dificilmente a gente vai conseguir colocar toda essa mão de obra para dentro - pontua Maria Carolina.
O diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy, estima que a abertura de empresas deve continuar aquecida no segundo semestre, mas em ritmo menor em relação ao observado no início do ano. O avanço da vacinação e a recuperação gradual da economia vão criar ambiente mais propício para a retomada no mercado de trabalho, diz Godoy.
- Aquelas pessoas que abrem empresa por necessidade, tendem a voltar para o emprego formal. Aquelas que empreendem por oportunidade, devem continuar buscando espaço como empreendedores - avalia o diretor.
A presidente da JucisRS, Lauren Momback, também projeta que o aumento de abertura de micro e pequenas empresas deve seguir nos próximos meses, em um cenário com mais otimismo e incentivos estaduais. No entanto, ela salienta que a incerteza em relação ao cenário econômico permanece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário