sábado, 19 de junho de 2021


19 DE JUNHO DE 2021
MONJA COEN

A IMPERMANÊNCIA E A MÁSCARA

Perceber que não há nada fixo ou permanente pode ser bom como pode ser ruim. Há quem pense que, se todos vamos morrer mesmo, que seja. Aproveitemos a vida enquanto vida, já que tudo é evanescente e vazio, sem sentido. Há pessoas que pensam assim e se alienam do essencial, correndo atrás de prazeres pessoais.

Alguns fogem da impermanência da existência através de um sentimento fatalista, indiferente e melancólico. Não sabem lidar com a dor das mortes, das contaminações, dos sofrimentos de tantos.

Mas há outra maneira de lidar com a impermanência: não é escapar da realidade, mas viver esta realidade e a transformar resoluta e heroicamente. Enfrentar a si mesmo, seus medos e insuficiências e procurar apoio de pessoas sábias e corretas.

A arte e a religião exigem uma força interna para que possamos compreender a impermanência da existência sem fatalismo ou escapismo. É preciso compreender a razão da impermanência e agir sobre a impermanência, invés de ser subjugado por ou lutar contra as realidades intoleráveis.

O movimento da mente é decisivo para determinar nosso bem-estar. Medite, reflita, conheça a si mesmo, sem manipular, sem falsificar seus sentimentos e emoções, mas os penetrando, aceitando e transformando.

Somos o resultado do que pensamos. Há um texto budista antigo: "Todos os fenômenos se originam na mente e quando a mente é completamente conhecida todos os fenômenos são completamente conhecidos... O ser desperto, examina a natureza das coisas, mantem atenção na atividade mental e está sempre presente. Assim não cai no poder da mente, mas a mente está em seu poder. A mente estando em seu poder, tudo está em seu poder".

A mente é o ponto de partida e o ponto principal de foco. O ponto de chegada é a mente pura, livre e sábia. Isto significa ações, palavras e pensamentos para o bem de todos os seres. Já não há um eu separado querendo vantagens. Pelo contrário, é se disponibilizar a cuidar com respeito e dignidade da vida em cada vida.

Ação heroica é tentar o impossível. Se não desistirmos, se insistirmos, transformamos e apressamos o processo da cura e do bem-estar de todos.

Fomos capazes de produzir vacinas em menos de um ano. Os festejos devem esperar que pelo menos 75% da população mundial seja vacinada. E continuaremos a usar máscaras que deixam marcas na face, e nos manteremos distantes fisicamente, sem aglomerar - o que deixa marcas internas e econômicas.

A vida vale ser vivida e compartilhada. Vamos todos morrer, é fato. Até a morte, podemos viver bem, sem medo, cuidando e bem querendo, evitando sofrimentos, sequelas, sufocos, abusos e socos.

Gente, está na hora de despertar. Não é por tudo ser impermanente que vamos fazer o que nos dá na telha - para quem ainda tem telhado, pois há muita gente sem teto.

Religião serve para libertar pessoas e sociedades e isso é possível ao conhecer e usar a mente de forma adequada. Analise cuidadosamente os vários estados mentais.

Não desanime, não desista de você e da vida.

Siga as instruções de quem é especialista e insista: é possível mudar o rumo das transformações. Não ceda a sair sem máscara por aí. Vacine-se. Higienize-se. Evite aglomerações. Pois só assim poderemos novamente compartilhar um chimarrão. Festas juninas, só pela televisão.

Mãos em prece

MONJA COEN

Nenhum comentário: