segunda-feira, 28 de junho de 2021


28 DE JUNHO DE 2021
CÍNTIA MOSCOVICH

As muitas formas de inferno

Formado por dois planos narrativos, com um livro se desenvolvendo dentro do livro, Fé no Inferno (Companhia das Letras), o novo romance do paulistano Santiago Nazarian, se ocupa, entre outros, do genocídio armênio, massacre que vitimou mais de 1,5 milhão de almas durante a Primeira Guerra. Ao mesmo tempo, a narrativa também trata do convívio entre distintos, das dores do envelhecimento e da doença, do preconceito e da violência contra gays e dessa estranha diáspora em que vivem todos os que são tidos como desviados.

Escritor de veia pop, com várias premiações no currículo e tradutor de mão cheia - é dele a recente tradução da biografia de Woody Allen -, Nazarian articula a história de forma engenhosa, recheando-as de símbolos. A trama se inicia em 2017, quando Cláudio, um rapaz gay, pobre e neto de indígenas, inicia um emprego como cuidador de idosos numa mansão nos Jardins, em São Paulo. 

Seu Domingos, o homem de quem ele tem que cuidar, passa os dias sozinho, lendo e tomando notas instalado em sua babélica biblioteca, aquela em que os livros são todos encadernados em couro, sem títulos ou indicação de autor. De poucas palavras, o homem quer silêncio e oferece ao jovem um dos livros. Cláudio inicia a leitura, o que vem a dar origem ao segundo plano narrativo do romance e que envolve um menino sobrevivente do massacre praticado pelos turcos, cuja fuga, espetacular, é contada de forma alegórica e cheia de maravilhas.

Ao mesmo tempo, o cotidiano de Cláudio é colocado em evidência: de um emprego a outro, ele vive no apartamento do namorado, nem sempre o melhor lugar do mundo. Tentando cuidar de seu paciente da melhor forma possível, o rapaz se defronta com a degradação da saúde de seu Domingos, que passa a sofrer com lapsos de memória e de incontinência. Os vínculos de amizade entre eles dois se criam de forma natural (e se pode até lembrar de Os Intocáveis e da dupla François Cluzet e Omar Sy), ao mesmo tempo em que o mistério, acentuado pela senilidade e pela doença, só faz ganhar corpo até o desfecho inesperado.

CÍNTIA MOSCOVICH

Nenhum comentário: