domingo, 27 de junho de 2021


26 DE JUNHO DE 2021
HISTÓRIA

A OBRA

O livro Retratos de Camafeu: Biografias de Escritoras Sul-rio-grandenses reúne as histórias de vida de nove autoras do Rio Grande do Sul que produziram suas obras entre os séculos 19 e 20. Praticamente desconhecidas da historiografia literária, tanto brasileira como gaúcha, essas mulheres viveram em diferentes cidades do Estado: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Pelotas e Rio Grande. Embora não se conhecessem, em um ponto convergiram: todas tiveram versos, charadas e textos em prosa publicados no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, editado em Lisboa.

Em uma sociedade como a rio-grandense, em que a voz do homem sempre soou mais alto, e a produção feminina foi relegada ao silêncio, ter espaço em um periódico estrangeiro poderia ter concedido a elas destaque e visibilidade. No entanto, isso não aconteceu e foi necessário que um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a liderança da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), desenvolvesse um projeto interinstitucional sob o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a fim de recuperar as autoras. Assim, no volume há as biografias dessas autoras, em capítulos escritos por especialistas integrantes do projeto.

Cecil Jeanine Albert Zinani traz à tona Anália Vieira do Nascimento (Porto Alegre, 1854-1911), professora, poeta e exímia criadora de logogrifos, um tipo de passatempo bastante comum em periódicos do século 19. Salete Rosa Pezzi dos Santos escreve sobre Andradina América Andrade de Oliveira (Porto Alegre, 1864; São Paulo, 1935), que dividiu a sua vida profissional entre a escrita literária, o jornalismo e o magistério, sendo lembrada, especialmente, pelo polêmico livro epistolar Divórcio?, de 1912, em que discute a questão da indissolubilidade do casamento.

Maria Eunice Moreira lança um olhar sobre a obra e a vida de Cândida Fortes Brandão (Cachoeira do Sul, 1862-1922), que também se dedicou, em sua cidade natal, ao magistério, à poesia e ao jornalismo, em especial contribuindo para o jornal cachoeirense O Comércio. Viviane Viebrantz Herchmann aborda Ibrantina Cardona (Nova Friburgo/RJ, 1868; São José do Rio Pardo/SP), única das nove mulheres que não nasceu no Rio Grande do Sul, embora tenha vivido no Estado a infância e a adolescência. Morou ainda em Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, escrevendo livros de poesia e textos a favor da emancipação feminina e da educação como forma de progresso da sociedade.

Regina Kohlrausch recupera os dados biográficos de Luísa Cavalcanti Guimarães (Pelotas, 1869-1891) e Júlia César Cavalcanti (Pelotas, 1871-1890), irmãs de vida breve, vitimadas pela tuberculose, o que não impediu que ambas se dedicassem à poesia, além de redigirem artigos em que defendiam os direitos da mulher e a instauração da República no Brasil.

Francisco das Neves Alves examina a poeta, contista, cronista, dramaturga, jornalista e editora Julieta de Melo Monteiro (Rio Grande, 1855-1928), autora de vasta obra espalhada por periódicos e livros, muitos dos quais editados em parceria com a irmã Revocata Heloísa de Melo. Paloma Esteves Laitano atenta para Maria Clara da Cunha Santos (Pelotas, 1866; Rio de Janeiro, 1911), que morou em várias cidades brasileiras, em todas elas dedicando-se à literatura, ao jornalismo, à música e às artes plásticas. E Mauro Nicola Póvoas analisa a pequena obra, esparsa em jornais, de Tercília Nunes Lobo (Rio Grande, 1854-1917), que cultivou poemas em que há o predomínio de uma temática melancólica e a preferência pelo uso do soneto.

O volume Retratos de Camafeu: Biografias de Escritoras Sul-rio-grandenses será lançado no Seminário Internacional de Escrita Feminina: Perspectivas Histórico-Literárias, organizado pela Biblioteca Rio-Grandense, de Rio Grande, e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Furg. O evento, que será realizado de forma gratuita e remota, entre 28 e 30 de junho, conta, em sua programação, com importantes pesquisadores de instituições brasileiras e portuguesas. Veja mais em casaletras.com/sief.

Retratos de Camafeu: Biografias de Escritoras Sul- rio-grandenses

Maria Eunice Moreira (org.), Coleção Rio-Grandense, Biblioteca Rio-Grandense, 168 páginas, disponível em versões impressa e digital em issuu.com/bibliotecariograndense 

MARIA EUNICE MOREIRA MAURO NICOLA PÓVOAS

Nenhum comentário: