domingo, 27 de junho de 2021


26 DE JUNHO DE 2021
CARTA DA EDITORA

Uma nova seção sobre agronegócio

Na semana em que a Expointer 2021 foi anunciada para os dias 4 a 12 de setembro, com a retomada do formato presencial (com limitação de público), a jornalista especializada em agronegócio Gisele Loeblein inaugurou em suas colunas de ZH e GZH uma seção que conversa justamente com o momento atual de retomada no Rio Grande do Sul. Profissão Agro é um espaço para entrevistas com especialistas, profissionais e executivos de empresas que possam mostrar o universo de oportunidades de carreira no setor.

Diante de novos recordes produtivos, no país e no Estado, a geração de empregos ligados à agricultura e à pecuária se intensificou. No RS, o primeiro trimestre de 2021 foi o melhor em 14 anos no que diz respeito ao saldo positivo de vagas no setor: foram 26.504, conforme o Departamento de Economia e Estatística. Segundo Gisele, descontada a relação com a sazonalidade (no período de safra são recrutados mais trabalhadores), o cenário se mantém promissor, com chances se multiplicando para além da propriedade. Um exemplo é a indústria de máquinas e implementos, que gerou, nos três primeiros meses, 1.447 vagas a mais do que em igual período de 2020.

- Por meio da seção Profissão Agro, que sairá todas as segundas-feiras em ZH, vou apresentar ao leitor áreas que estão aquecidas, dicas para quem se interessa em uma vaga e iniciativas das companhias, como as de inclusão e diversidade, por exemplo - conta Gisele.

A estreia foi no dia 21, tendo como entrevistada Sheila Fonseca, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO América Latina, companhia que tem em seu portfólio marcas como Massey Ferguson e Valtra. Na edição da próxima segunda-feira, Gisele publica a conversa que teve com a PhD em genética e que faz análise de DNA do solo Juliana Marcolino, da empresa Biotrop.

DIONE KUHN

Nenhum comentário: