quinta-feira, 24 de junho de 2021


24 DE JUNHO DE 2021
SEIS MESES NA UTI

"Renasci", diz professora após sobreviver à covid-19

Uma festa de aniversário em novembro do ano passado mudou os rumos de uma família inteira. Foi nela que Cristiane dos Reis Duarte, 44 anos, e sua irmã gêmea, Viviane, se contaminaram com coronavírus. Poucos dias depois, os sintomas surgiram e as duas foram internadas, cada uma em um hospital de Porto Alegre.

O quadro piorou e elas precisaram ser entubadas. O dia 7 de janeiro foi o divisor de águas: às 17h, Cristiane retirava o tubo. Às 18h, Viviane falecia. Depois de 202 dias de internação e 175 dias de UTI, a sobrevivente voltou para casa no último sábado. Os sintomas apareceram em Cristiane três dias após a festa.

Inicialmente, o quadro era leve: um pouco de febre e dor nas costas. A situação foi piorando dia a dia e ela, que é diretora de uma escola de Educação Infantil, foi em 30 de novembro se consultar na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Lomba do Pinheiro. De lá, foi transferida para o Hospital Independência. No dia 9 de dezembro, foi levada para a UTI, onde foi entubada no dia 11. Ficou com o tubo por quase um mês e permaneceu na UTI, primeiro no Independência e depois no Divina Providência, até o início de junho. Só soube da morte da irmã há pouco, quando já estava internada em leito clínico.

- Depois de meia-hora, ela parou de chorar e disse que ia lutar, porque precisava criar os três filhos e Brayan, filho da irmã dela, que tem 11 anos - relata o marido de Cristiane, André Luiz Seixas, 52, que também é diretor de uma escola de Educação Infantil.

Às 11h de 19 de junho, Cristiane diz que renasceu para a vida. Ainda que com sequelas como uma escara grande na parte inferior do lombo, não conseguir escutar e caminhar, o que gera a necessidade de acompanhamento médico de diferentes especialidades e fisioterapia duas vezes por dia durante cinco meses, a diretora está determinada a aproveitar a segunda chance.

- Renasci. Aprendi que temos que viver cada dia como se fosse o último, abraçar, beijar, dizer "eu te amo" e perdoar - resume.

 ISABELLA SANDER

Nenhum comentário: