sexta-feira, 31 de julho de 2020


31 DE JULHO DE 2020
INFORME ESPECIAL

O órgão humano que definirá o futuro de Marchezan


Se a frase tivesse sido dita por um simpatizante da esquerda, não causaria surpresa: "Prefiro mil vezes a Manuela". Mas o autor é um morador de Porto Alegre identificado com o liberalismo e com a direita. Mais do que falar sobre uma improvável preferência pela ex-candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo PT, a afirmação é um retrato da revolta de boa parte do segmento empresarial da Capital com a gestão de Nelson Marchezan e, de quebra, com o modelo de bandeiras estabelecido pelo governador Eduardo Leite, também do PSDB.

Há uma inconformidade pelo fechamento do comércio e pelo que alguns consideram autoritarismo e falta de diálogo. A prefeitura se defende, alegando que as restrições à circulação não foram inventadas aqui e que vai continuar ouvindo o que diz a ciência para tentar evitar o colapso do sistema de saúde. Há também inaugurações de obras pela frente e a confiança de que, se não houver caos nas UTIs, o reconhecimento virá ali adiante.

Basta uma olhada rápida em mensagens trocadas nos grupos de WhatsApp de setores empresariais para compreender a dimensão desse fenômeno. A raiva e a inconformidade vêm crescendo. A campanha eleitoral ainda engatinha, mas já é nítido que ela será pautada, em grande parte, pelo irracional. No Brasil, a escolha dos representantes políticos sempre foi muito inspirada pela emoção, o que tende a se acentuar agora, com novos ingredientes gerados pela pandemia.

Quando se elegeu, Marchezan contou com o apoio de boa parte dos empresários da Capital. Embora ainda tenha importantes aliados entre eles, essa base foi sendo corroída e enfrenta agora seu maior desgaste. Como sempre acontece nesses casos, o tempo dirá se esses sentimentos são apenas reações a um momento difícil - não apenas na capital gaúcha, mas em todo o planeta. O fato é que o nível de tensão em Porto Alegre é bem superior ao de outras capitais. Não só entre os empresários, mas entre a população em geral, cansada de ficar em casa e amassada pela ameaça de desemprego. A quatro meses da eleição, já é possível afirmar que, se antes o voto era inspirado pelo coração ou pela razão, agora será também - e principalmente - por um outro órgão: o fígado.

Nas ruas

Compilados e analisados todos os dados sobre a emissão de carteiras de habilitação no país entre 2013 e 2019, a Ipsos revelou a relação percentual entre homens e mulheres motoristas no RS:

Olhando para o Brasil, o estudo concluiu que, diferentemente do que aconteceu entre os mais jovens, houve aumento de habilitados nos grupos 60+:

Idades entre 61 e 70: 1,9%

Idades entre 71 e 80 anos: 1,2%

As possíveis razões para esta mudança, segundo a Ipsos, são a maior longevidade e a melhor qualidade de vida entre os brasileiros mais maduros.

Entregue ao TCE recurso sobre concessão do Mercado Público


A prefeitura da Capital encaminhou ontem ao Tribunal de Contas do Estado o pedido de reconsideração da decisão que suspendeu a abertura dos envelopes com as propostas para a concessão do Mercado Público, prevista para hoje. Para o conselheiro Cézar Miola, o processo precisaria de autorização da Câmara Municipal, entendimento sustentado desde fevereiro de 2020 e com o qual a prefeitura não concorda. 

O prazo para a análise do recurso de 23 páginas é de, no máximo, 60 dias. Mas o conselheiro Miola é reconhecido pela celeridade e consistência das sua manifestações. A pendência não impede que as propostas dos grupos interessados em assumir a gestão do Mercado Público sejam entregues hoje. Apenas não poderão ser abertas.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: