segunda-feira, 20 de julho de 2020



20 DE JULHO DE 2020

INFORME ESPECIAL



O dia da grande comemoração ainda vai chegar


Enquanto Porto Alegre pode estar às vésperas de um lockdown, a notícia mais esperada do ano, o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, parece não ser algo imediato, embora existam testes avançados. Mas este dia foi imaginado pela estudante Ana Júlia Lorenzon Marks, 16 anos, do segundo ano do Ensino Médio no Colégio João Paulo I, da Capital. O texto "A comemoração do século" venceu uma das categorias do concurso de redação da escola, organizado anualmente como preparação para vestibulares e o Enem.

Como se fosse uma reportagem de jornal, Ana Júlia descreve a euforia nas ruas de Porto Alegre com "gritos de evidente alegria vindos de todos os lados" logo após a informação ser divulgada. A comemoração, repetida em várias cidades do mundo, teve ainda na Capital cenas de entusiasmo nas ruas, aplausos nas sacadas e o espocar de fogos. Após longos meses de cansativo isolamento social, extravasava-se com o prenúncio do fim da pandemia, a partir da vacina desenvolvida na Ucrânia. Historiadores afiançavam que, em todo o planeta, não havia registro de uma celebração tão fervorosa desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, após a rendição dos nazistas aos Aliados.

Ana Júlia narra, em meio à comoção e felicidade generalizadas, uma cena que chamou a atenção da equipe de reportagem que cobria os acontecimentos nas ruas de Porto Alegre. Em Frente à Santa Casa, uma moça parecia especialmente emocionada. Não segurava as lágrimas. "A mulher era Maria do Carmo, 46 anos, enfermeira que atuou na linha de frente do combate ao coronavírus, e quando perguntada sobre sua reação ela respondeu: ?Agora finalmente poderei abraçar meus filhos?."

A data imaginada pela estudante, no texto, era o dia 3 de julho deste ano. Já passou e o mundo ainda espera a vacina. Mas este dia ainda vai chegar. Até lá, cuidem-se.



Jogos


A Olimpíada de Tóquio, adiada pela emergência sanitária global, começaria na próxima sexta-feira.

Todo o Japão teve menos de mil mortes pelo novo coronavírus. O pico por lá foi em meados de abril.

Do bem

Ao completar 120 dias de atuação, o Movimento Solidário e Voluntário Brothers in Arms entregou na quinta-feira 340 filtros de ar para respiradores utilizados por pacientes em UTI em tratamento para Covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição. O movimento, com mais de mil voluntários, fez a doação para marcar a data de sua atuação, na qual contou com a parceria do Instituto Unicred RS e da empresa SoftDesign.

Uma campanha em Santa Cruz do Sul liderada por um estudante, uma empresária e uma monitora escolar tenta arrecadar fundos para a doação de material escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social e que foram afetadas pelas cheias das últimas semanas. O objetivo é ajudar cerca de 3 mil crianças e adolescentes. A iniciativa é focada nos estudantes com dificuldade para acessar aulas remotas. Informações de como ajudar com Yago Krüger Calabrese, pelo telefone (51) 9-9639-4748.



Flagrante no mar


O publicitário e fotógrafo ambiental Marcelo Langon flagrou na quarta-feira quatro baleias-francas na praia de Rainha do Mar, em Xangri-Lá, no Litoral Norte. Seriam duas fêmeas e dois filhotes. Conforme Langon, embora a temporada de observação da espécie seja de julho a novembro, não seria comum encontrar os animais logo no início do período e ainda mais com filhotes recém-nascidos.

Ajuda para a cultura

A cultura é um dos setores mais atingidos pelas medidas necessárias para combater o novo coronavírus. Na Capital, o Teatro Escola Zé Rodrigues, com 21 anos de história, com peças voltadas especialmente para o público infantil, também pede ajuda para sobreviver sem espetáculos e oficinas presenciais.

O fundador, José Carlos da Silva Rodrigues, não acredita em retorno em 2020. Enquanto busca alternativas, montou um restaurante virtual que vende panqueca americanas e tem a ajuda de clientes e frequentadores para não fechar. O custo fixo mensal para manter o espaço locado é de R$ 8 mil.

Para ajudar: Banco NU Bank - José Carlos da Silva Rodrigues, CPF 41471610063 - Agencia 0001 - conta 73342128-3 - CNPJ 36017611000190.

CAIO CIGANA - INTERINO

Nenhum comentário: