terça-feira, 28 de julho de 2020



28 DE JULHO DE 2020
NÍLSON SOUZA

Antídoto para a solidão

Lindo, mágico e comovente. Registro aqui minha anotação entusiasmada, em três palavras, para o curta-metragem A Peste da Insônia, produzido pela Fundação Gabo, que uma amiga querida me enviou como antídoto para a solidão da quarentena. São apenas 15 minutos de viagem pelo mundo surrealista de Gabriel García Márquez, na voz de consagrados atores e atrizes latino-americanos.

Tem muito a ver com o momento de pandemia que estamos vivendo. Primeiro, os habitantes de Macondo deixam de dormir. Depois, começam a esquecer-se das coisas. E aí ingressam numa quarentena desconcertante, que as imagens simbólicas do filme remetem para o atual isolamento. O excepcional trabalho, dedicado às vítimas da covid-19 e aos profissionais que arriscam suas vidas no combate à pandemia, é também uma fábula de esperança e amizade.

O melhor agradecimento que posso fazer à Fundação Gabo e à amiga que me enviou o vídeo é compartilhá-lo com os leitores: bit.ly/gaboinsonia

Por falar em anotações, aqui estão algumas contribuições encaminhadas por leitoras e leitores deste espaço:

Natalia Setubal: "Live, home office, delivery, drive-thru, lockdown./ Oh, Última Flor do Lácio, inculta e bela,/ perdoai nossos pecados da língua/ e não nos deixeis perecer na miséria intelectual!".

Gilmar José Taufer: "A pandemia demonstrou que salvar vidas depende muito mais de artefatos mais analógicos que digitais (respiradores, camas hospitalares, oxigênio, sabão, álcool em gel) do que do admirável mundo novo da TI, da IA, do que é puramente digital ou está na nuvem".

Tatiana Barok: "Chega uma hora para aqueles ETs que respeitaram a quarentena que ninguém anota mais nada, vê mais nada, nem planta. Nem nossas façanhas estão servindo mais de modelo".

Paulo Tornquist: "Os casos de gripezinhas (as de verdade) vão despencar, agora que aprendemos a lavar as mãos";

"Não publicaram o obituário ainda, mas a escola pública morreu por absoluta incapacidade de lidar com a situação".

Malu Macedo: "Contribuição única a respeito do item 13 da tua lista: cuidar com estereótipos ultrapassados e generalizações do gênero ?enfermeirAs e médicOs?. Hein? Qualé?".

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: