quarta-feira, 22 de julho de 2020


22 DE JULHO DE 2020
RBS BRASÍLIA

Pazuello não convence


A resposta do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o fim do financiamento da Epicovid, pesquisa liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que analisa os efeitos do coronavírus na população brasileira, não convence. Pazuello afirmou que ficou muito "regionalizada", que o Brasil é muito heterogêneo e que precisaria de pesquisas individualizadas em cada região do país.

Que o Brasil tem diferenças regionais importantes não é novidade para ninguém. O ministério só se deu conta disso agora? Após terem sido entrevistadas quase 90 mil pessoas de 133 municípios de todos os Estados? À coluna, o reitor Pedro Hallal ironizou a fala de Pazuello:

- Regionalizada em "apenas" 26 Estados e Distrito Federal. Talvez ele nem conheça a pesquisa.

O estudo da UFPel conseguiu demonstrar, por exemplo, que há diferença grande entre as estatísticas oficiais e o número de pessoas que têm anticorpos para o coronavírus, o que indica que a quantidade de infectados deve ser 6,5 vezes maior do que a divulgada. A pesquisa também aponta que existem várias pandemias no Brasil, ou seja, a partir dessa informação, cada local deveria receber orientações específicas para a sua realidade. Nem isso foi aproveitado pelo ministério.

Não há uma política clara de combate à doença no país. Pazuello, desde que assumiu a interinidade, não participou de nenhuma coletiva de imprensa no Planalto para falar da pandemia, prática que era quase que diária dos antecessores. Dar as costas para uma pesquisa dessa importância em meio à pandemia é, no mínimo, irresponsabilidade.

SILVANA PIRES - INTERINA

Nenhum comentário: