sábado, 18 de julho de 2020


18 DE JULHO DE 2020

PELA VIDA

Parques tecnológicos desenvolverão respiradores



Os quatro principais parques tecnológicos de Porto Alegre e Região Metropolitana receberão financiamento do governo do Estado para pesquisar e desenvolver respiradores de baixo custo, que possam ajudar a salvar vidas em meio à batalha contra o coronavírus.

Um consórcio formado pelos parques Zenit (da UFRGS), Tecnosinos (Unisinos), Tecnopuc (PUCRS) e Feevale Techpark receberá R$ 150 mil para adequar seus laboratórios e criar peças e equipamentos hospitalares.

A rede de instituições foi selecionada em um edital lançado em abril e com resultados definidos no final de junho. A proposta do projeto, capitaneada pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), é que estes centros aproveitem o conhecimento reunido nas startups e nas oficinas 3D e de prototipagem para criar ventiladores de baixa e média complexidades. Os equipamentos poderão ser utilizados em UTIs para complementar o tratamento de pacientes com covid-19 submetidos aos respiradores de alta complexidade.

- É um movimento importante porque une a força do setor tecnológico do Estado para buscar soluções para a área da saúde em um momento que se precisa ampliar a produção de respiradores - explica o titular da SICT, Luís Lamb.

A fase de pesquisas nos parques irá durar 12 meses. Depois que forem desenvolvidos os protótipos, as universidades deverão firmar parcerias para iniciar a produção em massa dos respiradores. Estes deverão ser implementados, inicialmente, nos hospitais universitários.

Outra frente de trabalho será desenvolver as válvulas de duplicação, usadas nos equipamentos de tratamento de pacientes em fases menos críticas da covid-19.

- Um dos avanços deste projeto é a redução de dependência do Brasil em peças, componentes e equipamentos do exterior - afirma a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta.

ERIK FARINA

Nenhum comentário: