segunda-feira, 20 de julho de 2020



20 DE JULHO DE 2020
SAÚDE DOS NEGÓCIOS

Cresce o número de empresas em recuperação judicial no RS

Aumento nos pedidos é resquício da recessão de 2015 e 2016, avaliam especialistas. Impacto da pandemia deve vir em breve

O Rio Grande do Sul registrou aumento no número de empresas que tentam recuperação judicial nos primeiros cinco meses deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a maio, 45 companhias solicitaram auxílio de tribunais para tentar reequilibrar as contas. Em igual intervalo de 2019, esse número ficou em 39, segundo dados da Serasa Experian. Ou seja, alta de 15,38%.

Mas especialistas avaliam que esse cenário ainda não reflete o impacto da pandemia de coronavírus na economia gaúcha, que deverá ser sentido a partir do segundo semestre. Colocando uma lupa sobre os dados do Estado, o detalhamento mês a mês corrobora com o entendimento de represamento. Janeiro desponta como o de maior número de pedidos neste ano, totalizando 23. Abril e maio, quando a pandemia de coronavírus já atingia o país, somam apenas 10 requerimentos. A recuperação judicial é uma opção jurídica para empresas evitarem a falência, garantindo a possibilidade de renegociação de dívidas, mantendo a operação e, consequentemente, empregos.

A economista Maria Carolina Gullo, professora da Universi­dade de Caxias do Sul (UCS), afirma que esse resultado ainda reflete os efeitos da crise de 2015-2016, pois o país esperava uma retomada da economia com mais fôlego nos anos seguintes:

- Achava-se que 2018 e 2019 seriam os anos nos quais a gente iria se recuperar e compensar aqueles dois anos de perdas, mas muitas empresas não conseguiram dar a volta, não conseguiram recuperar os patamares anteriores e ainda sofreram concorrência dos importados, dependendo do segmento.

Maria Carolina diz que esse balanço não permite a avaliação por setor, mas estima que as pequenas e médias empresas, principalmente do segmento de bens de capital, estão entre as mais afetadas.

Estigma

Com resultado inverso, o número de pedidos de falência caiu de 20, nos cinco primeiros meses de 2019, para apenas um no mesmo período deste ano. O advogado especialista em recuperação judicial Eduardo Schumacher, sócio da Demóstenes Pinto Advogados, avalia que esse movimento é de certa forma natural, pois a falência é um processo mais complexo no país e deixa estigma no empresário que recorre a essa ferramenta.

Schumacher afirma que a elevação nos pedidos de recuperação judicial no Estado no período ocorre dentro de uma normalidade e que o crescimento maior deve ocorrer na segunda metade do ano. Segundo o especialista, muitos negócios estão conseguindo se manter em razão de reservas financeiras e de linhas de crédito emergenciais:

- Essas empresas estão alicerçadas nesses recursos, que são um pouco do caixa e crédito de terceiros. Se permanecer essa crise, a barragem não vai mais segurar. O que vamos ter? Vai rachar a represa e essa enxurrada de recuperações judiciais vai vir muito forte no segundo semestre.

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Portugal também avalia que esses pedidos podem estar represados momentaneamente. Segundo ele, a longevidade dos efeitos vai depender da duração da crise atual.

- Boa parte da economia gaúcha que foi fechada pelas decisões do governo do Estado e, aqui em Porto Alegre, do município está cambaleante. Não caiu ainda. As pessoas estão tentando manter as empresas de pé na expectativa de que essa quarentena da economia não vai ser muito longa - diz.

O professor destaca que empresas mais saudáveis, capitalizadas, com pouco estoque e destreza nos meios digitais sairão na frente na reabertura das atividades econômicas, garantindo maiores chances de sobrevivência.

ANDERSON AIRES

Nenhum comentário: