quinta-feira, 30 de julho de 2020


30 DE JULHO DE 2020
PERIMETRAL PAULO GERMANO

O fator Voluntários


A Rua Voluntários da Pátria, no trecho entre a Praça XV e a Pinto Bandeira, não cansa de chocar as autoridades pela quantidade de gente que ainda recebe.

- É inacreditável. Do gabinete do prefeito a gente enxerga aquele formigueiro humano - diz um membro do governo Marchezan.

A prefeitura estuda a instalação de barreiras na via para reduzir a circulação a pé. Faz duas semanas que a medida está em análise - mas, como a ocupação das UTIs dá sinais de desaceleração, o governo ainda aguarda alguns dias antes de adotar novas restrições.

Se optar pelos bloqueios, não serão muros nem placas de metal. A ideia é instalar duas "barreiras sanitárias", uma em cada ponta do trecho movimentado. Serão tendas com fiscais medindo a temperatura dos pedestres, perguntando aonde eles vão, por que estão na rua etc.

Ou seja: uma espécie de pesquisa que, além de abastecer o governo com informações sobre o comportamento das pessoas, teria a função de inibi-las. Boa parte delas, na avaliação da prefeitura, é formada por frequentadores do comércio local - que deveria estar fechado, mas funciona a meia porta. Ao ser questionado por um fiscal, portanto, o pedestre teria de inventar alguma desculpa.

Outras ruas também podem receber as barreiras da prefeitura, mas nenhuma chama mais a atenção do que a Voluntários da Pátria.

PAULO GERMANO

Nenhum comentário: