sexta-feira, 24 de julho de 2020


24 DE JULHO DE 2020
ARTIGOS - Secretário de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre 

MERCADO PÚBLICO: VERDADE VERSUS DEMAGOGIA


Críticas têm sido feitas à concessão do Mercado Público, que terá seus interessados conhecidos na próxima sexta, dia 31 de julho. Se há algo que incomoda nessas críticas, é o descompromisso com a verdade e a aliança com a demagogia própria de quem prefere manter uma situação reconhecidamente ruim, desde que seus privilégios sejam resguardados, a apoiar uma iniciativa benéfica para a sociedade.

Qualquer pessoa que tenha lido os documentos do edital de concessão percebe os frutos do diálogo promovido pela prefeitura. Sabe que a futura concessionária assinará contratos de pelo menos 48 meses com os atuais comerciantes respeitando as condições vigentes, o que lhes oferece a chance de permanência no local. Sabe que o patrimônio religioso será preservado, sem intervenções que afetem o assentamento do Bará e outras tradições. Sabe que é proibida a instalação de franquias ou atividades comerciais típicas de shoppings. Sabe, enfim, que esse processo se iniciou há mais de dois anos e que todos os lados foram ouvidos e atendidos, o que gerou um resultado maduro o suficiente para entregar aos cidadãos o Mercado Público que merecem.

Está tudo lá, escrito e documentado. Mas os críticos insistem em factoides, como se mentiras repetidas muitas vezes pudessem se tornar verdades. Felizmente não podem e não modificam fatos que devem chegar à população.

Exemplo disso são os efeitos das obras de cerca de R$ 40 milhões viabilizadas já a partir do primeiro ano da concessão, que serão um motor para o reaquecimento econômico da cidade. Intensivos em mão de obra, investimentos em construção civil criam emprego e renda de forma direta, mas não se resumem a isso: os novos trabalhadores também criam demandas por outros serviços, gerando um efeito multiplicador, em que cada real de investimento se transforma em muitos reais para diversos setores.

Com a concessão, não só o Mercado Público será beneficiado. Porto Alegre como um todo irá se revigorar a um ritmo superior ao de outras cidades, graças aos milhões de reais injetados na economia. A verdade é que não há melhor momento para o novo contrato e verdades precisam ser ditas. Já a demagogia não merece espaço.

THIAGO RIBEIRO

Nenhum comentário: