terça-feira, 28 de julho de 2020



28 DE JULHO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Uma manhã cheia de raios

Em um começo de semana marcado pelo mau tempo, chamou a atenção, além da chuva, a quantidade de raios registrada na manhã de ontem no Rio Grande do Sul. São Francisco de Paula, na Serra, e Triunfo, na Região Metropolitana, tiveram a maior incidência, apontou um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).

Segundo o relatório, das 5h até as 10h, o município serrano teve 718 ocorrências, enquanto o metropolitano registrou 626 raios durante o período. A quantidade, diz Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat/Inpe, é expressiva, no entanto, não deve se tratar de um recorde.

- Estamos com um sistema frontal no Rio Grande do Sul. Embora não sejam números severos, pois o Estado já teve situações mais críticas, são expressivos. Mais de cem em um município é indício de severidade - diz, explicando que esse índice refere-se ao período de tempo de duração da tempestade.

Em Porto Alegre, onde o fenômeno também foi percebido ao amanhecer, foram 145 raios no mesmo período de tempo. Dados da BrasilDat Dataset, fornecidos pelo Elat/Inpe, mostram que, durante a manhã, foram detectados 11.163 raios nuvem-solo e 9.075 raios intranuvem (dentro das nuvens) em todo o Rio Grande do Sul.

- Não é nenhum recorde. Mas, talvez, essa quantidade possa ser inédita para São Francisco de Paula. A tempestade não atingiu todo o Estado, isso diminui o número total de raios - ponderou o coordenador.

Em 17 de setembro do ano passado, a alta incidência na Capital chegou a interferir nas atividades do aeroporto Salgado Filho, que precisaram ser suspensas por três vezes por questão de segurança.

Nenhum comentário: