sábado, 25 de julho de 2020



25 DE JULHO DE 2020
MÚSICA

LIVE UNE DUAS LENDAS GAÚCHAS

Os Serranos e Os Monarcas farão show neste sábado. Neste sábado, a partir das 21h, fãs dde nativismo poderão conferir um momento histórico da música gaúcha, na live batizada de Grande Baile do Rio Grande. Transmitida pelos canais do YouTube e pelas páginas do Facebook dos grupos Os Serranos e Os Monarcas, direto do Centro de Eventos Sítio Novo, em Joinville, a apresentação trará dois dos mais longevos conjuntos musicais do Estado: Os Monarcas somam 48 anos de estrada e Os Serranos, 52.

Respeitando todos os protocolos de distanciamento social, por conta da pandemia de coronavírus, os grupos farão um baile de cerca de quatro horas, com início às 21h e término já na madrugada de domingo, por volta da 1h. Isso lembra uma velha tradição de bailes gaúchos, que duravam uma eternidade - no começo de suas trajetórias, os grupos faziam bailes de até oito horas.

Durante o espetáculo, cada trupe, inicialmente, se apresentará por uma hora. Depois das primeiras duas horas, o público verá uma alternância de Serranos e Monarcas, com cada grupo tocando meia hora.

- Considerando que o salão é muito grande, contaremos com dois equipamentos, independentes e similares. Um grupo estará de um lado, e o outro, do lado oposto - explica Edson.

Como só há um palco, esse ambiente não será usado, para evitar a proximidade. De acordo com Edson, serão montados dois equipamentos na pista do clube, que é ampla. Para os fãs que aguardam por canções dos Monarcas e dos Serranos de maneira conjunta, ele diz que a possibilidade é remota:

- Atuaremos independentemente, mesmo porque é quase impossível atuar conjuntamente. Por mais experientes que sejamos, daria um desacerto grande (risos). Ademais, são repertórios diferentes.

Expectativa

Como os dois grupos estão há mais de 120 dias sem fazer um show presencial, a expectativa das turmas lideradas por Edson Dutra e Gildinho é grande. Entre as canções mais aguardadas dos Monarcas (que há mais 40 anos toca em boa parte do país, sendo figura constante em bailes nas regiões Centro-Oeste e Norte), estão A Saudade Pega, Todo Mundo na Vanera, Para os Meus Braços e Trancão de Vanera.

- Será "a" live do ano na música gaúcha. Os Serranos são referência no que fazem, e os Monarcas, referência em fandango. Quem estiver em casa assistirá a um baile com muita música boa. Estamos preparando um repertório com as músicas mais fortes dos nossos 48 anos - adianta Gildinho.

Já Edson, que define o local como um dos mais lindos palcos do Sul, lembra que Os Serranos fizeram a inauguração do Centro de Eventos há alguns anos, e acredita que a apresentação proporcionará muitas emoções para os fãs. No repertório, devem estar sucessos como De Chão Batido, Tordilho Negro, Lembranças e Mercedita. Ele afirma:

- Imagino que, com essa apresentação, a gente proporcione muitas emoções para as pessoas que gostariam de estar ali e conferir a atuação dos dois grupos que, juntos, somam cem anos de música gaúcha. É uma iniciativa que antevejo vitoriosa.

JOSÉ AUGUSTO BARROS

Nenhum comentário: