sábado, 25 de julho de 2020



25 DE JULHO DE 2020
TELECOMUNICAÇÕES

Experiência 5G será oferecida na Capital e Bento Gonçalves

A internet 5G, tecnologia que promete revolucionar a nossa relação com dispositivos móveis e produtos com inteligência artificial, aos poucos chega ao Brasil. A Vivo anunciou que ativará o serviço em Porto Alegre - e outras sete cidades brasileiras - até o final do mês. Já a TIM prometeu, para setembro, emplacar a novidade em Bento Gonçalves, na Serra, e em outros dois municípios no país.

O diretor regional Sul da Vivo, Ricardo Vieira, disse que o serviço oferecido contempla especificamente as regiões de Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi. A TIM informou que "vai utilizar a técnica DSS com os fornecedores Ericsson, Huawei e Nokia, que aproveita a agregação de frequências do espectro atual (4G) para chegar à velocidade do 5G" e que "em breve, anunciará mais detalhes".

O serviço que chega ao Estado e nas demais cidades-piloto não é o que se entende como 5G puro. É o 5G DSS. Essa modalidade é a de Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, na sigla em inglês), ou seja, usa pedaços de frequências excedentes das que foram destinadas para o 4G brasileiro, explica César Marcon, professor do programa de pós-graduação de Ciências da Computação da PUCRS:

- O 5G DSS aumenta a velocidade de upload e download, de transmissão de dados e melhora a transmissão de imagem. Entretanto, por não termos frequência própria para o 5G, as pessoas não vão conseguir sentir diferença na diminuição do tempo para receber uma resposta às informações entregues, característica que é a chave para o futuro. A iniciativa é boa, porque permitirá maior tráfego de dados e impulsionará a outra ponta, os usuários, a adquirirem aparelhos que suportem a tecnologia, mas tem limitações.

Jéferson Campos Nobre, professor do Instituto de Informática da UFRGS, destaca que dificilmente a cobertura do sinal 5G DSS ultrapassará os limites das localidades anunciadas pela Vivo.

- Provavelmente, serão implementadas estações somente nessas áreas, porque são tecnologias que exigem investimento alto. Mas essa também é uma forma de prospectar novos clientes para o serviço e sinalizar que a companhia está se preparando para a implementação do 5G posteriormente - pontua.

Leilão

O leilão da faixa de 3,5GHz, destinado ao 5G, está previsto para início de 2021. Uma vez implantada a tecnologia, haverá acesso à máxima potência, altíssimas velocidades de internet, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente aparelhos ao mesmo tempo.

IAREMA SOARES

Nenhum comentário: