quinta-feira, 16 de julho de 2020


16 DE JULHO DE 2020
36 MIL EQUIPAMENTOS A MENOS

RS perde urnas e número de eleitores por seção será maior


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai encaminhar para outros Estados 3,6 mil urnas eletrônicas que estão hoje alocadas no Rio Grande do Sul, o que levará a uma redução de 4 mil seções eleitorais em território gaúcho. A diminuição do número de urnas e de seções aumentará a concentração de eleitores em cada ponto de votação.

Segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul (TRE-RS), cada seção no Estado passará a atender, em média, 400 eleitores. Até então, a média era cerca de 300 votantes. Em alguns casos, o número poderá chegar a 450 eleitores.

- Nossa média de eleitores, que hoje é de 300, 320 eleitores por seção, passará para 400. Não é um número que preocupa excessivamente porque essa é a média projetada como ideal para uma seção. E, somente em situações excepcionais, vai ultrapassar, podendo chegar até 450 eleitores por seção - estima o presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho.

O presidente do TRE-RS admite que o ideal seria haver mais urnas, mas que as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral devem garantir segurança sanitária ao pleito.

A principal delas é o não uso da biometria, que demanda mais tempo de permanência do eleitor na seção, que deve se somar ao aumento do horário de votação.

- Não é o cenário ideal, mas é a realidade que a pandemia nos impõe. Com o provável aumento de horário, com conscientização muito grande do eleitor de observar horários que sugeriremos, vamos evitar aglomerações. E vamos abrir mão da biometria, o que vai acelerar o processo de votação - projeta Villarinho.

O TSE estuda mudar o fim do horário de votação das 17h para as 20h, dando mais três horas para o atendimento. A Corte também avalia criar faixa de horário específica para votantes dos grupos de risco para coronavírus.

De acordo com Villarinho, as urnas retiradas do Rio Grande do Sul e de outros Estados devem ser encaminhadas, especialmente, para São Paulo e Espírito Santo - onde há déficit maior de equipamentos. O RS ficará com cerca de 29 mil urnas para 24 mil seções - conforme dados do TRE-RS. O TSE tentava ampliar a disponibilidade de urnas, mas a licitação aberta ainda em 2019 está travada por questionamentos judiciais. Por isso, não há perspectiva de aquisição dos equipamentos ainda em 2020.

GABRIEL JACOBSEN

Nenhum comentário: