sexta-feira, 24 de julho de 2020


24 DE JULHO DE 2020
DAVID COIMBRA

A casa no meio da ponte

"Tem uma casa no meio da nova ponte do Guaíba". Eis um dos títulos mais simples e sensacionais da história do novo jornalismo digital. Estava aparafusada, essa preciosidade, no alto de uma matéria do repórter Jocimar Farina, em GaúchaZH. Contava, o atento Jocimar, que, bem... tem uma casa no meio da nova ponte do Guaíba.

Fui ler a matéria, como toda a gente. Não havia como não ler, com um título daqueles. Mas o melhor nem era ler, era ver a foto da casa que está lá, no meio da nova ponte do Guaíba.

É uma imagem curiosa. A ponte vem vindo, reta e lisa como a virtude e, de repente, falta-lhe um losango de concreto, um siso arrancado da dentadura perfeita. Naquele espaço mete-se o bico do telhado da casa indiferente, desafiadora, quase orgulhosa.

Essa ponte é aquela que, em um trecho próximo, foi construída tão baixa que poderia ficar sob a água, caso o nível do rio subisse com alguma chuva mais abundante. Os técnicos do Dnit foram lá, olharam, disseram que não tem problema, mas o Jocimar Farina revelou que a CGU ainda guarda suas desconfianças a respeito. Ou seja: dependendo do volume pluviométrico, o Rio Grande do Sul poderia ser o único lugar do mundo que tem uma ponte submersa. Uma façanha.

Não há dúvida: não se trata de uma ponte comum. Alguém pode achar que lhe fizeram um feitiço, que tem um sapo enterrado debaixo de um de seus pilares, que é coisa do sobrenatural. Mas, não. É mais do que isso. Essa ponte é um símbolo. É a representação de muito do que é o Brasil, um país que tenta avançar, mas a todo momento é interrompido por obstáculos criados por suas próprias precariedades.

Tiraram a casa do meio da ponte. Não deviam. Deviam deixá-la lá, como um monumento, como uma lembrança de que, para nós, brasileiros, quando tentamos ir para frente, pode haver bem mais do que uma pedra no meio do caminho.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: