quarta-feira, 15 de julho de 2020



15 DE JULHO DE 2020
OPINIÃO DA RBS

NEGACIONISMO AMBIENTAL

A demissão da coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Lúbia Vinhas, é mais uma sabotagem ao esforço de segmentos do Brasil preocupados com os danos infligidos à imagem e à economia do país pelo descaso do governo Jair Bolsonaro com a política ambiental. Lúbia comandava exatamente a estrutura responsável pelos sistemas de monitoramento da Amazônia, que a cada dia desperta maior preocupação local e internacional pelo avanço do desflorestamento. Para piorar, a exoneração ocorre logo após representantes do Planalto se reunirem com investidores e empresários do Brasil e do Exterior que vêm demonstrando inquietação com o problema.

Como se estivesse cego e surdo à realidade, o governo decidiu lutar contra os fatos, aprofundando a perda de credibilidade. Para diferentes membros da administração federal, o desastre reputacional é um problema de comunicação ou fruto de interesses contrariados pelo país. Ninguém é ingênuo de imaginar que não haja contrariedades ao papel do Brasil - surpresa seria se, no comércio internacional, não as houvesse. Qualquer observador medianamente atento constata que o país experimenta um vale de lágrimas em sua comunicação direcionada aos brasileiros e ao público do Exterior. Mas os dois fenômenos só são reais porque há um terceiro: a inépcia e o desleixo em lidar com temas ambientais são concretos, palpáveis e visíveis a qualquer estrangeiro.

Desde que tomou posse, o governo vem minando as ações ambientais. Quem imagina que não haja contestação à liberação de mineração em terras indígenas ou ao apoio a uma lei que legaliza a grilagem desconhece inteiramente como funciona o mundo globalizado. O governo pode se jactar bradando que quem manda aqui dentro é ele, e está no seu direito. Mas, na mesma linha, o resto do planeta, incluindo os maiores mercados de consumo e as grandes empresas importadoras, também pode decidir que não vai mais adquirir produtos de um país que desrespeita o ambiente e, portanto, faz pouco-caso do futuro comum. Não é difícil adivinhar quem perde mais nesta queda de braço.

À pressão de investidores se soma agora um grupo de ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central que ontem lançaram uma carta conjunta chamando a atenção para a necessidade de as premissas da retomada da economia no pós-pandemia levarem em consideração as mudanças climáticas e uma atenção maior contra o desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Os signatários bem lembram que os custos da degradação ambiental no Brasil tendem a fazer estragos mais perenes na economia brasileira. De mais difícil reversão, portanto.

Mas causa perplexidade o negacionismo da realidade inclusive de dirigentes visivelmente preocupados, como o vice- presidente Hamilton Mourão e o ministro Paulo Guedes. Pode ser apenas uma cortina de fumaça, mas, aos olhos externos, não reconhecer publicamente o tamanho do problema só o agrava. O governo cava um buraco cada vez mais fundo e difícil de ser revertido, com ameaças de prejuízos inestimáveis a produtores responsáveis, como os do Rio Grande do Sul, que nada têm a ver com a leniência de Bolsonaro em relação aos depredadores da floresta. Não surpreende que os setores mais sensatos e responsáveis estejam angustiados com as ameaças que pairam sobre a economia brasileira.

Nenhum comentário: