terça-feira, 14 de julho de 2020


14 DE JULHO DE 2020
COMBUSTÍVEL

Nova gasolina será obrigatória em agosto e pode custar mais

A partir de 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá de seguir novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) que melhoram o rendimento dos veículos. A expectativa, porém, é de que a melhoria da qualidade tenha impacto no preço do combustível.

As novas especificações foram definidas pela ANP em janeiro, com o objetivo de preencher lacunas na legislação que permitiam a produção ou importação de gasolina de menor qualidade. As novas regras estipulam massa específica mínima e valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas). Na primeira fase, em 3 de agosto, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número é elevado para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa.

O mercado de combustíveis espera elevação do preço com a venda de gasolina mais nobre. A Petrobras diz que eventual elevação de preço será compensada pelo ganho de rendimento do motor, "porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro".

Nenhum comentário: