Azul compra Trip e eleva participação
no mercado para 14%
TAM
sai como a maior prejudicada, pois seu acordo de compartilhamento de voos com a
Trip deve ser encerrado
Acionistas
da Azul ficarão com 80% de participação na empresa, e os da Trip, com os 20%
restantes
MARIANA
BARBOSA - DE SÃO PAULO
A
Azul Linhas Aéreas, terceira companhia de aviação do país, anuncia hoje a
compra da Trip, maior empresa aérea regional da América do Sul.
Juntas,
Azul e Trip têm participação de 14% nos voos domésticos, de acordo com dados da
Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) relativos a março.
Pelo
acordo, os acionistas da Trip ficarão com uma participação de 20% na empresa. A
bandeira Trip deve desaparecer, e a sede da empresa continuará em Barueri (SP),
onde está a Azul.
Apesar
de ver a sua participação na empresa cair de 100% para 80%, nenhum dos
controladores da Azul sairá do negócio. Todos concordaram em fica com parcela
menor de uma empresa maior.
A
Azul e a Trip utilizam as mesmas aeronaves -Embraer e ATR-, o que facilita a
união das operações.
Além
disso, o perfil da Trip, com foco na aviação regional, complementa os negócios
da Azul, que voa tanto para os grandes centros como para destinos mais
distantes.
Hoje,
a Trip é parceira comercial da TAM e alimenta os voos da líder de mercado com
os seus voos regionais.
No
passado, a TAM chegou a estudar a compra da Trip, mas o negócio acabou por não
se concretizar.
SURPRESA
Segundo
a Folha apurou, a TAM, que desistiu de operar voos regionais, foi surpreendida
pela negociação com a Azul.
A
transação deve levar ao rompimento do acordo de compartilhamento de voos entre
a Trip e a TAM, que sai como a maior prejudicada no episódio.
Fundada
em 2008 pelo brasileiro David Neeleman, a Azul avançou rapidamente e atingiu
participação de mercado próxima de 10% nos voos domésticos.
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