sexta-feira, 22 de julho de 2016



22 de julho de 2016 | N° 18588
OLHAR | DIEGO FABRIS*

VIAJAR PARA COMER

DESDE QUE ME DESCOBRI um apaixonado pela gastronomia, minhas viagens não são mais as mesmas. Hoje, viajo para comer e beber. Escolho o destino pela quantidade de delícias que tenho vontade de provar lá. Outras atrações como museus, teatros, lojas e monumentos são sempre bem-vindas, mas estão em segundo plano.

A primeira etapa é a pesquisa dos restaurantes, bares e produtores locais. Começam as buscas em guias, sites, blogs, perfis de Instagram e aplicativos de celular. Também peço dicas nas redes sociais para os amigos viajados. É nesse momento que inicio a viagem. Começo com entusiasmo e termino com uma certa angústia por saber que não vou conseguir experimentar tudo o que foi mapeado.

Sempre deixo um grande espaço na agenda para as dicas dos locais. Pergunto às pessoas que acabo conhecendo quais são os lugares imperdíveis por lá. E o mais legal de tudo isso é que acabo bagunçando e mudando o roteiro. Afinal, as dicas que recebo de quem conhece bem a cidade acabam sendo as mais marcantes.

Nas férias, me recuso a ser comedido no que vou comer e beber. Se não fico em forma em Porto Alegre, que dirá quando estou em lugares com tanta coisa boa para provar. E também evito calcular e converter cada dinheiro investido. Digo a quem estiver comigo um “já que estamos aqui, vamos aproveitar” e busco viver intensamente cada momento.

Por falar em viver intensamente, sempre tem aquele paradoxo de fotografar as viagens e especialmente as comidas. Com os celulares cada vez mais potentes, a obsessão por registrar todos os instantes está cada vez maior. Gosto de registrar tudo, mas faço questão de também deixar a câmera de lado e me concentrar no que realmente importa: viver uma experiência inédita e inspiradora, algo que vai ficar por muito tempo na memória.

Outra coisa que faço em viagens é comprar produtos característicos do local. A oportunidade de provar sabores que te remetem a outra cidade é uma alegria. Minha mala sempre volta cheia de garrafas e umas comidas enroladas nas roupas. Por essas e outras que viajar é um investimento que sempre vale a pena, se for para comer e beber bem, melhor ainda.

*Diretor de conteúdo Destemperados

Nenhum comentário: