sábado, 16 de julho de 2016



16 de julho de 2016 | N° 18583
SEXO

Todos querem sempre mais

Quantas vezes homens e mulheres transam por semana? E quantas vezes gostariam de transar? Saiba como dar um gás na frequência sexual
Responda rápido: quantas vezes você transa por semana? Tanto quanto você gostaria? Assunto que vira e mexe vem à tona, o descompasso entre a expectativa e a realidade na frequência das relações sexuais reapareceu na recente pesquisa Mosaico 2.0.

Realizado pela psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o levantamento mostra que tanto homens quanto mulheres fazem menos sexo do que gostariam. Mas, no caso deles, a diferença é ainda maior.

Enquanto as mulheres dizem transar em média 2,65 vezes por semana e que gostariam de aumentar esta média para 4,58, os homens afirmam ter 3,15 relações neste mesmo período e que estariam satisfeitos se este número chegasse a 6,48 – mais do dobro. Ou seja: ainda que as mulheres transassem todas as vezes que consideram ideal, continuariam abaixo da média considerada satisfatória por eles.

Para a psicóloga Izabel Eilert, dizer que se transa menos do que o desejado não é novidade entre os brasileiros:

– Quem tem a expectativa mais alta sempre se frustra mais. Costuma ser o caso dos homens, que têm o pensamento da sexualidade mais ativo e olham as coisas com erotismo, enquanto as mulheres têm um olhar mais crítico.

Para 26,8% dos homens e 15,1% das mulheres, o número ideal estaria acima de oito relações sexuais por semana, inclusive. Uma média tão alta é distante da realidade da maior parte dos casais, diz a psicóloga e sexóloga Lúcia Pesca, algo mais comum para quem está vivendo a fase da conquista. À medida que a relação vai em frente, ela explica, o ritmo muda:

– A diferença ocorre primeiro na vertical (na relação, no dia a dia) e depois na horizontal (na cama). A primeira adaptação para ajustar a expectativa e a realidade tem de ser na vertical. O homem deve perceber que, se a mulher chega em casa muito cansada e ele começar diretamente o jogo de sedução, vai levar um “não” bem grande.

Não há uma média a ser alcançada, cada pessoa e cada casal estipulam o que funciona. Mas, se você gostaria de ter mais sexo em sua vida ou se há um descompasso entre o que você e seu(sua) parceiro(a) desejam, é possível incorporar pequenas atitudes e mudanças na rotina para chegar mais perto de um denominador comum.


ROSSANA SILVA, ESPECIAL

Nenhum comentário: