sexta-feira, 8 de julho de 2016


08 de julho de 2016 | N° 18576 
PAULO GERMANO

Como ser um traidor


Jamais, em hipótese alguma, ouse pensar por conta própria. Se você for de esquerda, por exemplo, nunca desconfie dos dogmas da esquerda, e, se por acaso for de direita, nem pense em contestar o que prega a direita. Ou você é de esquerda, e aceita inclusive as arbitrariedades da esquerda, ou você é de direita, e aceita inclusive as arbitrariedades da direita. Conforme-se, ué. A vida é assim.

Se bem que vou reformular a primeira frase do texto: não ouse pensar. Ponto. Porque, agora que me dei conta, pensar por conta própria é a mesma coisa que só pensar. E pensar segundo padrões já estabelecidos – seja por convicções ideológicas, políticas, religiosas ou culturais – não é pensar, é reproduzir pensamentos prontos. Portanto, não pense, só reproduza o que alguém já pensou. Ou a coisa vai ficar preta para o seu lado.

O caso de Stalin é um bom exemplo. Quando ele discursava, funcionários do Estado levavam até a plateia dezenas de baldes com água. É que as pessoas ficavam com as mãos ardendo de tanto aplaudir, então precisavam molhá-las um pouquinho para continuar batendo palmas. E ai de quem parasse de bater palmas. Quem parasse primeiro era capturado pela polícia secreta, porque certamente alguma coisa o sem-vergonha estava tramando.

Continua tudo igual. Você ainda precisa bater palmas para um Stalin qualquer, e, caso decida parar e pensar, será um traidor que merece severas sanções. Passará a ser visto como um débil mental ou um desonesto, será insultado porque enfrentou a rotina das ideias, então perderá duas das coisas de que o ser humano mais necessita: aprovação e segurança. Você estará perdido.

Portanto, não pense, aprenda que você é uma coisa ou outra, esquerda ou direita, crente ou ateu, ciclista ou motorista, vegano ou carnívoro, colono ou índio, trabalhador ou empresário, oprimido ou opressor. Se você pensar por conta própria, se questionar um pontinho da cartilha que é obrigado a seguir, não pense que lhe responderão assim:

– Veja, amigo, creio que sua visão carece de fundamento lógico, porque esta sua percepção aqui, na verdade, não faz sentido se considerarmos os argumentos tal, tal e tal.

Todos lhe responderão assim:

– Petralha! Golpista! Esquerdopata! Coxinha! Vagabundo! Burro! Lixo! Narigudo! Orelhudo! Bundudo!

Ninguém vai atacar seus argumentos; todos vão atacar a sua pessoa. Porque traidores devem ser destruídos, execrados e humilhados. Por isso, jamais pense, jamais conteste, jamais seja independente. Apenas seja feliz.

Nenhum comentário: