sexta-feira, 22 de julho de 2016



22 de julho de 2016 | N° 18588
ALMANAQUE GAÚCHO | Ricardo Chaves

OAB/RS: A história

Conforme registrou Cláudio Lamachia, atual presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), “as instituições, assim como as civilizações, as nações e as comunidades em geral, precisam que os seus registros históricos sejam feitos continuamente, mantidos e preservados para a posteridade. Na realidade, tais registros serão nada mais, nada menos, do que a memória fidedigna da sua existência, que servirá de estímulo, de orgulho e, certamente, de exemplo para os sucessores de todos os tempos, notadamente no que a história tiver de melhor”.

Coerente com a posição, o livro OAB/RS – A história, obra coordenada por Sulamita Santos Cabral, junto com a historiadora Karla Viviane e a jornalista Nathalia Rech, reconstruiu vários períodos da existência da sociedade gaúcha sob o cenário de atuação da entidade. Na abertura do livro, o ex-presidente Justino Vasconcelos afirma: “A advocacia é, sobretudo, ideal, impulso para o certo, para o justo, para o bem. Na defesa, (o advogado) encarna a liberdade, soberania original do povo, não transferida, nem transferível ao Estado. Na acusação, reprime os crimes, os ódios e as prepotências.

Cumprirás teu destino de grandeza, na medida em que aproveitares a herança de sabedoria, século após século, acumulada por nossos antecessores.

A advocacia é aprendizado que não finda”. O ancestral mais próximo da Ordem, o IAB (na época, Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros), teve seu surgimento reconhecido no dia 7 de setembro de 1843, 21 anos após a proclamação da independência do Brasil. O Instituto dos Advogados do RGS (IARGS) foi criado em 26 de outubro de 1926. O objetivo era congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser gerador da cultura do Direito, promover o aperfeiçoamento da justiça e da sociedade, e, principalmente, esforçar-se pela regulamentação da profissão.

Leonardo Macedônia foi eleito seu primeiro presidente. O IARGS teve papel relevante para a criação da OAB, afinal Osvaldo Aranha era um dos sócios fundadores e um dos líderes da Revolução de 1930.

No dia 19 de outubro daquele ano, Getúlio Vargas, chefe do governo provisório, assinou o decreto que criava a OAB. Outro decreto, de 1931, previa a criação de seccionais nos Estados. Em 11 de abril de 1932, foi constituída a primeira diretoria da OAB/RS, com Leonardo Macedônia sendo escolhido como seu primeiro presidente e ganhando a carteira número 1. A primeira mulher a se inscrever na OAB/RS foi Maria Else Iris Potthoff, no dia 22 de março de 1937, sob o número 653.

HOJE NA HISTÓRIA 

-Em 1894, é realizada a primeira corrida automobilística da História, entre Paris e Rouen, na França, com velocidade média de 20 km/h. 

-Em 1990, morre o escritor argentino Manuel Puig, aos 57 anos. 

-Em 2013, o papa Francisco desembarca no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. 

À MINHA DOCE IRMà

ARLETE GUDOLLE LOPES 

Amada, vem aqui bem de mansinho, 
Assim não acordas nem a criança, 
Muito menos o inquieto passarinho! 
Deixa que a noite embale teus sonhos 
Pra que acordes repleta de paz, 
Perfumada com a essência do amor, 
Encontrarás o caminho a seguir. 

Recomposta, vestida de novas auroras, 
Reviverás as quimeras de outrora, 
Cavalgarás nas asas das nuvens e 
Tal anjo zeloso não te deixarei partir. 
Refeita em ternura e deslumbramentos, 
Te farás bem presente, mulher e menina, 
E juntas, felizes, teceremos novas vidas 
Mais plenas, mais belas, repletas de luz. 

Então, embaladas nas texturas da brisa, 
Recolhido em cálice o sumo do afeto, 
Faremos melodiosas serestas à lua. 
Recolheremos os raios brilhantes do sol 
E enfeitaremos de estrelas os cabelos 
Para fazermos brindes à vida e à canção. 

PIADA DO DIA 
Dois loucos conversavam, na rua, sobre correspondências, quando um deles conta: – Mandei uma carta para mim mesmo. – Puxa, que legal! O que ela dizia? – Como vou saber, se ainda não a recebi? 

Hoje é: Dia do Cantor Lírico 
Santos do dia: Maria Madalena, Felipe Evans

HÁ 30 ANOS 
SARNEY ANUNCIA NOVAS MEDIDAS 

O presidente José Sarney revela amanhã as medidas complementares ao Plano Cruzado. Entre elas, está a criação de um empréstimo compulsório sobre combustíveis, carros novos e usados e viagens para o Exterior, além da criação do Fundo de Reconstrução Nacional.

HÁ 40 ANOS 
GOVERNO RESTRINGE FINANCIAMENTOS 

O Conselho Monetário Nacional ampliou o recolhimento sobre depósitos à vista de bancos comerciais, diminuindo prazo e limite de operações de crédito. Financiamentos de imóveis não destinados a uso próprio foram revogados.

HÁ 50 ANOS
CHE GUEVARA É VISTO NA FRONTEIRA DO RS 

O serviço secreto do Exército recebeu a denúncia de que Che Guevara esteve na fronteira do Estado com a Argentina. Os dois países fecharam suas fronteiras na tentativa de encurralar Che, à espera de que o médico argentino tentasse fugir para o Paraguai.

Nenhum comentário: