quarta-feira, 20 de julho de 2016



20 de julho de 2016 | N° 18586
ARTIGOS | Guilherme Mazui

O calendário Maia


A Câmara voltará do recesso, em agosto, com a renegociação da dívida dos Estados com a União como prioridade. Aprovadas cinco medidas provisórias, será o primeiro projeto levado ao plenário. Difícil de ser rechaçado pela nova oposição, o acordo deve ser votado na segunda ou terceira semana do mês. A previsão saiu da reunião entre o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes da base do governo Temer. Depois da dívida, virão dois projetos, o que muda a legislação dos fundos de pensão e o que desobriga a Petrobras de participar dos leilões do pré-sal. Se aprovar as três propostas em agosto, Maia estará satisfeito. 

Em seu mandato-tampão, ele quer passar a imagem de uma Câmara ativa, algo difícil com eleições municipais em outubro. Em troca da presença dos colegas, Maia não deve chamar votações na segunda quinzena de setembro. Sobre a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ele só pautará o caso com, pelo menos, 400 dos 513 deputados na Casa. O ex-presidente tentará esvaziar o plenário.

MENU I

Em um jantar na segunda-feira em Brasília, com bacalhau e vinho à mesa, o governador José Ivo Sartori (PMDB-RS) voltou a dizer ao ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) que o Estado não sairá da crise sem auxílio federal. No encontro, cinco ministros ouviram um relato duro das finanças gaúchas para agosto e setembro.

 MENU II

Presente no jantar, o ministro José Serra (Relações Exteriores) colocou a estrutura do Itamaraty à disposição de Sartori para viabilizar reunião com o presidente argentino Mauricio Macri. O governador prepara uma missão à Argentina.

CRIANÇA FELIZ

O ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) batizou de Criança Feliz o programa federal voltado ao estímulo de bebês de famílias que recebem o Bolsa Família. Serão atendidos 4 milhões de crianças de até três anos. Todas as semanas, profissionais visitarão famílias e creches a fim de repassar informações para melhorar o desenvolvimento dos pequenos.

GASTOS

Darcísio Perondi (PMDB-RS) encaminhou o acerto para ser o relator da PEC do teto dos gastos públicos na comissão especial que será criada na Câmara. O deputado espera ver a proposta aprovada na Casa até o final de outubro, repassando o assunto ao Senado.

Nenhum comentário: