segunda-feira, 18 de julho de 2016


18 de julho de 2016 | N° 18584 
MARCELO CARNEIRO DA CUNHA

O SEXO E A "TEVÊ"


The Girlfriend Experience é uma das boas coisas que você vai ver com e sobre sexo na atual televisão que não é mais “tevê”. The Girlfriend Experience é uma série mais ou menos sobre o novo protagonismo feminino, com uma garota, Christine, que faz o que bem entende, inclusive virar garota de programas de luxo.

Surpreende a escolha de Christine porque ela é uma jovem estudante de Direito que acaba de obter um estágio em uma das boas firmas da cidade, e seu futuro parece assegurado. O problema não parece ser o futuro e sim o presente, que Christine prefere viver como bem entende, como já dissemos.

Mulheres que escolhem viver o sexo da sua maneira ainda produzem desconforto. Mulheres que preferem se prostituir porque o desejam são um modelo de mulher a ser evitado na TV normal. The Girlfriend Experience não parece interessada em julgar Christine e suas escolhas, mas em mostrá-las. O tom é seco, o sexo ao mesmo tempo realista e, aos olhos desse que vos coluniza, estilizado e um tanto entediante, como o cinema do Steven Soderbergh, que fez o filme do mesmo nome que deu origem à série.

Christine parece ter tantas emoções quanto um peixinho dourado, e quem mostra sentir algo são seus clientes, homens mais velhos e que veem nela um sonho com uma etiqueta de preço.

Não é nada simples trafegar tanto pelo universo do sexo na TV quanto no universo do que as mulheres querem com o sexo que fazem. The Girlfriend Experience parece dar certo, achando o tom e a moldura para contar uma história difícil. Os americanos são puritanos, mas sua tevê, como a literatura e o cinema que fazem, não é. Sorte a nossa, e fica a dica.

Nenhum comentário: