MARCELO COELHO
Walter Mitty
Filme
protagonizado e dirigido por Ben Stiller combina bem com as sensações do final
de ano
Qualquer
que seja o livro, e qualquer que seja o filme, em geral todo mundo concorda: o
livro é muito melhor. Com "A Vida Secreta de Walter Mitty", acontece
o contrário.
O
filme, dirigido e estrelado por Ben Stiller, tem uma riqueza de conotações e
uma exuberância imaginativa que o simpático e curtíssimo conto de James Thurber
(1894-1961) não consegue alcançar.
O
texto, publicado pelo cartunista e escritor americano em 1939, parte de uma
excelente ideia --e praticamente se resume a essa ideia apenas. De profissão
indefinida, com uma mulher exigente e banal, Walter Mitty visita o centro de
sua cidadezinha dirigindo seu automóvel --que imediatamente, em sua imaginação,
transforma-se numa embarcação de guerra.
Ele
tem de levar a mulher até o cabeleireiro e comprar ração de cachorro no
armazém. Essas atividades comuns se transfiguram numa cirurgia de alto risco ou
no sensacional julgamento de um assassino impiedoso.
Os
parágrafos do conto se alternam simetricamente entre a vida comum e as
fantasias, alimentadas de literatura barata e reportagens sensacionalistas, em
que o personagem submerge.
Apesar
de sua doçura humaníssima, o conto padece de um esquematismo formal, de um
tique-taque entre as situações, que torna suas poucas páginas até excessivas
para o ponto que se quer demonstrar.
James
Thurber traduz para a vida concreta americana algo que Baudelaire, num poema em
prosa ainda mais seco e óbvio, já fizera em meados do século 19. O marido viaja
nas nuvens, enquanto a mulher grita para que ele tome a sopa de uma vez.
Para
lembrar de outros personagens parecidos, Walter Mitty é também um ancestral de
Snoopy, o cachorrinho das tiras de Charles Schulz, que por vezes brinca de ser
um ás da aviação na Primeira Guerra Mundial ou o bacanão de um campus
universitário.
No
filme atualmente em cartaz, Walter Mitty é solteiro, e sabemos tudo de sua
profissão. Ele é encarregado de arquivar os negativos fotográficos da revista
"Life", o que faz com que seu emprego esteja duplamente ameaçado.
A
revista toda será fechada, em tese porque o jornalismo impresso perde espaço
para mídias digitais; pior ainda, nenhum fotógrafo usa o filme convencional, de
modo que já não há negativos para guardar.
Com
esse contexto concreto e atualizado para o conto, o roteiro do filme (assinado
por Steve Conrad) cria ao mesmo tempo uma metáfora que dá novos significados à
situação.
Walter
tem de achar o negativo de uma imagem especialíssima, feita pelo aventuroso e
genial fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn). Viajando pelos lugares mais
perigosos e selvagens do planeta e enfrentando todo tipo de perigos
(Afeganistão, Groenlândia, neves, terroristas, vulcões), o fotógrafo tem no medroso
Walter Mitty seu exato "negativo".
Enquanto
isso, as fantasias do personagem se imiscuem no filme de um modo muito menos
mecânico do que no conto. No universo de James Thurber, a ficção impressa ainda
era o que fornecia o ópio imaginativo do personagem --isso, num tempo em que o
cinema já reinava na cultura americana.
No
filme de Ben Stiller, a passagem para o ilusório se faz sem quebras, uma vez
que tudo --seja verdadeiro ou fantasioso-- já se passa no ambiente onírico por
excelência, o dos filmes de Hollywood.
É
assim que o espectador terá de atentar para ilusões em dupla direção. Sem aviso
prévio, Walter Mitty sai da realidade para um mundo de aventuras
hollywoodianas. Mas a própria realidade é hollywoodiana, e a história do filme
pode conferir ao personagem saídas que o conto não se dispunha a oferecer.
Como
um negativo fotográfico, o verdadeiro Walter Mitty será "revelado" ao
longo do enredo --mas o espectador pode se perguntar se esse novo personagem é
de fato "verdadeiro" ou simplesmente uma nova, e mais elaborada,
ilusão.
Estou,
em todo caso, sofisticando demais um filme talvez longo demais, e que aspira a
ser, sobretudo, um entretenimento de ótimo nível. Como sempre, saímos do cinema
para reencontrar, inalterada, a realidade de nossas próprias limitações e de um
cotidiano tantas vezes desinteressante.
Mas,
quando o ano termina, e alguns projetos se fazem para o futuro, é também
possível que ao olhar para trás a gente perceba que muita preocupação real
agora já se transformou em ilusão.
Cada
pessoa, que mal se conhece a si mesma, pode ter sido vítima de aparências e de
sombras sem substância. Quem sabe se descubra como realmente é, melhor e mais
forte do que pensava. Talvez essa descoberta seja apenas outra invenção, não
importa. Como dizem no Ano-Novo, importa mais que seus sonhos se realizem.
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