sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


31 de janeiro de 2014 | N° 17690
ESTREIAS

Livre para o amor

E continua a série de filmes calcados em grandes performances femininas. Depois de um 2013 cheio, com Blue Jasmine, A Visitante Francesa, Hannah Arendt e Camille Claudel, 1915, entre outros, e de uma entrada em 2014 com Meryl Streep brilhando em Álbum de Família, chega hoje ao circuito o drama chileno que rendeu o prêmio de melhor atriz do Festival de Berlim a Paulina García.

Ela é a personagem-título de Gloria, uma mulher divorciada de 58 anos bem resolvida e de “espírito livre”, para usar um clichê cinematográfico que indica que um dos temas em questão é a liberdade. Primeiro a vemos frequentando bailes e conhecendo pretendentes, num clima que lembra o do longa brasileiro Chega de Saudade (2007).

Logo ela se engata com Rodolfo (Sergio Hernández). Mas nem dá tempo de o espectador pensar que o filme vai seguir o caminho da comédia argentina Elsa & Fred (2005): a leveza de Gloria contrasta com a vida problemática do novo parceiro, o que conduz a narrativa a um registro típico dos dramas românticos com personagens em processo de amadurecimento.

Aqui, no entanto – e esta é uma subversão do diretor Sebastián Lelio –, os protagonistas já deveriam ser maduros. E não é bem assim, como você vai ver. O sexo é mostrado sem pudores, como em Late Bloomers (2011), no qual Julie Gavras dirige William Hurt e Isabella Rossellini no filme recente sobre o amor na meia-idade que mais se assemelha a Gloria.

Só que o longa chileno é todo de Paulina García. É como se Rodolfo, com sua instabilidade e suas reações inesperadas, servisse tão somente como estímulo para as reações de Gloria. E não há como acompanhá-las sem se admirar com o talento da atriz que a interpreta, especialmente em sua capacidade de condensar expressões de decepção e esperança, desilusão e vontade de viver. Não é fácil encontrar o amor à porta dos 60 anos, mas Gloria tenta. Vai levar desta vida a vida que levou, como ensinava Barão de Itararé – o que dá uma ideia do quão estimulante é a sua jornada.


daniel.feix@zerohora.com.br

Nenhum comentário: