16 de janeiro de 2014 | N° 17675
SOLAVANCOS NO CÉU
Passageiros reclamam de avião na rota para
Miami
Fortunati chamou jato da American de “sucata” e suscitou
novas queixas
Depois das declarações polêmicas do prefeito José Fortunati,
que chamou o avião da American Airlines da rota Porto Alegre–Miami de “sucata”
e criticou o tratamento que a empresa dá à Capital, outros passageiros da linha
aérea aproveitaram para reclamar. As queixas dão conta principalmente da falta
de conforto e de entretenimento na viagem de quase nove horas e reacenderam o
debate em torno da pista do aeroporto Salgado Filho.
A polêmica expõe duas situações. A primeira é que Porto
Alegre não faria parte das principais rotas do mundo e, por isso, não é a
primeira a receber aviões mais modernos e confortáveis. A segunda são as
limitações impostas pelo tamanho pista do Salgado Filho, que espera por
ampliação há anos e impede a operação de aeronaves maiores e mais bem equipadas
utilizadas em voos de longa distância, como o Boeing 777.
– Com certeza, a American Airlines usa em Porto Alegre uma
aeronave que estava disponível em sua frota. É algo que qualquer empresa do
mundo faria, um jogo de decisões – explica o especialista em transporte aéreo
Respicio Espirito Santo Junior, professor da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ).
Empresa garante que segue elevado padrão de segurança
As principais reclamações dos usuários são relacionadas a
falta de monitores individuais, assentos reclináveis, muito barulho e suposta
falta de segurança. Em resposta a oito perguntas específicas sobre esses pontos
encaminhadas por ZH, a empresa apenas garante que “segue os mais elevados
padrões de segurança, atendendo rigorosamente as regulamentações das
autoridades aeronáuticas”.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens
no Estado (Abav-RS), Danilo Martins, aponta que nos Boeing 767 da empresa
americana há poucas opções de lazer, mas ressalta que se no avião não há
conforto, também não há risco.
– Não é uma sucata. Podia ser um avião melhor, não é de
primeira linha – afirma Martins.
Segundo o ex-piloto Cláudio Candiota, presidente da
Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo,
a manutenção nas grandes empresas, como a American Airlines, é prioridade:
– Não há problema de segurança, os aviões são todos
informatizados e avisam caso qualquer coisa aconteça.
No voo diário entre Porto Alegre e Miami, a American
Airlines utiliza o Boeing 767-300ER. Na frota, há 58 aeronaves desse tipo, que
realizam também voos para Milão e Paris, conforme comunicado da companhia.
A empresa informa ainda que começará neste trimestre a
modernização das aeronaves, “que passarão a contar com telas individuais de
entretenimento de bordo na classe econômica, além de poltronas que reclinam
como uma cama na classe executiva”.
USUÁRIOS CONTRARIADOS
“Infelizmente, o avião que a American Airlines colocou para
fazer o voo Porto Alegre-Miami é uma sucata. Ao sair de Miami, a manutenção
teve que reparar uma roda e o pneu da aeronave. Antes de decolar, o avião
apresentou um problema na asa direita.”
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, no dia 6 último
“São aparelhos velhos, os bancos não reclinam e são duros.”
Carla Schmitz
“O avião, de fato, sequer tem sistema de entretenimento
compatível com uma viagem internacional.”
Renata Cristina Kredens
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