quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


16 de janeiro de 2014 | N° 17675
SOLAVANCOS NO CÉU

Passageiros reclamam de avião na rota para Miami

Fortunati chamou jato da American de “sucata” e suscitou novas queixas

Depois das declarações polêmicas do prefeito José Fortunati, que chamou o avião da American Airlines da rota Porto Alegre–Miami de “sucata” e criticou o tratamento que a empresa dá à Capital, outros passageiros da linha aérea aproveitaram para reclamar. As queixas dão conta principalmente da falta de conforto e de entretenimento na viagem de quase nove horas e reacenderam o debate em torno da pista do aeroporto Salgado Filho.

A polêmica expõe duas situações. A primeira é que Porto Alegre não faria parte das principais rotas do mundo e, por isso, não é a primeira a receber aviões mais modernos e confortáveis. A segunda são as limitações impostas pelo tamanho pista do Salgado Filho, que espera por ampliação há anos e impede a operação de aeronaves maiores e mais bem equipadas utilizadas em voos de longa distância, como o Boeing 777.

– Com certeza, a American Airlines usa em Porto Alegre uma aeronave que estava disponível em sua frota. É algo que qualquer empresa do mundo faria, um jogo de decisões – explica o especialista em transporte aéreo Respicio Espirito Santo Junior, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Empresa garante que segue elevado padrão de segurança

As principais reclamações dos usuários são relacionadas a falta de monitores individuais, assentos reclináveis, muito barulho e suposta falta de segurança. Em resposta a oito perguntas específicas sobre esses pontos encaminhadas por ZH, a empresa apenas garante que “segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente as regulamentações das autoridades aeronáuticas”.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-RS), Danilo Martins, aponta que nos Boeing 767 da empresa americana há poucas opções de lazer, mas ressalta que se no avião não há conforto, também não há risco.

– Não é uma sucata. Podia ser um avião melhor, não é de primeira linha – afirma Martins.

Segundo o ex-piloto Cláudio Candiota, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, a manutenção nas grandes empresas, como a American Airlines, é prioridade:

– Não há problema de segurança, os aviões são todos informatizados e avisam caso qualquer coisa aconteça.

No voo diário entre Porto Alegre e Miami, a American Airlines utiliza o Boeing 767-300ER. Na frota, há 58 aeronaves desse tipo, que realizam também voos para Milão e Paris, conforme comunicado da companhia.

A empresa informa ainda que começará neste trimestre a modernização das aeronaves, “que passarão a contar com telas individuais de entretenimento de bordo na classe econômica, além de poltronas que reclinam como uma cama na classe executiva”.

USUÁRIOS CONTRARIADOS

“Infelizmente, o avião que a American Airlines colocou para fazer o voo Porto Alegre-Miami é uma sucata. Ao sair de Miami, a manutenção teve que reparar uma roda e o pneu da aeronave. Antes de decolar, o avião apresentou um problema na asa direita.”
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, no dia 6 último
“São aparelhos velhos, os bancos não reclinam e são duros.”
Carla Schmitz
“O avião, de fato, sequer tem sistema de entretenimento compatível com uma viagem internacional.”

Renata Cristina Kredens

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