terça-feira, 28 de janeiro de 2014


28 de janeiro de 2014 | N° 17687
LUÍS AUGUSTO FISCHER

Três conversas impensáveis

– Tu sabe onde anda a Aurora?

– Voltou pro país dela. Faz uns meses já.

– Ah, é? Foi fazer o quê?

– Estudar. – O quê? – Administração.

– Não tem como não lembrar dela, né? Sempre que vejo um suco de uva eu lembro dela, pelo nome. Qual o país dela?

– A Bolívia. Eu vou lá visitar ela nas minhas férias.

Onde eu ouvi essa conversa? Numa caixa do súper que eu frequento, poucos dias faz. Era entre a moça da caixa e um dos moços que fazem aquele apoio, desembaraçam coisas, recitam de cor o código de caixas de leite etc. Falavam de uma ex-colega, a boliviana de nome Aurora, como o suco de uva que eu comprava. Me peguei pensando na novidade da conversa: gente jovem, de extração social simples, que agora viaja e pensa no mundo de outro modo, mais aberto e mais promissor que antes. Coisa boa.

Dias antes, uma amiga relatou cena recente de Montevidéu: jovens na rambla, fumando um cigarrinho de maconha e bebendo cerveja, fim de tarde, na paz. Chega um policial e educadamente adverte que não era permitido... beber cerveja ali. Que não se ofendessem os jovens, mas a lei era a lei. Mudança de paradigma é pouco para designar essa imensa novidade, que me parece auspiciosa.


A terceira conversa não é ao vivo, e aliás nem é conversa. É só um alô: Nico, te cuida aí. Precisamos de ti pra continuar nos fazendo viajar para longe aqui perto.

Nenhum comentário: